A bizarra situação que pode tirar a Salernitana do Campeonato Italiano

Por Lucas Paes
Foto: ANSA Brasil

A Salernitana é a lanterninha da Série A

Recentemente, a Salernitana viveu um dos momentos mais felizes de sua história, retornando a Série A italiana depois de muito tempo após ser vice-campeã do Campeonato Italiano da Série B, perdendo o título para o Empoli. Até o momento, porém, o time do sul italiano, da cidade de Salerno, faz péssima campanha e ocupa a última colocação, porém não é nem isso que pode tirar o time do campeonato. A equipe grenate é de propriedade de Claudio Lottito, dono da Lazio, sendo que os regulamentos proíbem que dois times de mesmo dono joguem a mesma divisão, o que pode gerar uma expulsão da Salernitana.

A situação já era conhecida quando os Granates subiram a primeira divisão. Para evitar maiores problemas, a equipe se inseriu num sistema "Blind Trust", onde a instituição passou para um fundo de terceiros que não permitem que os beneficiários interfiram na administração. Porém, a Federação Italiana de Futebol, a FIGC, ainda pediu que o clube seja vendido. 

Em acordo com a Liga e com a federação, Lotito se comprometeu a vender o clube até o final de 2021, prazo que se aproxima perigosamente. Desde então, o donatário Laziale tem corrido atrás de conseguir uma venda de seu segundo clube, porém tem sofrido para receber propostas que possam adequar a compra do time a situação esportiva em que se encontra. 

Recentemente, em uma votação organizada pela liga italiana, de onde participaram todos os times que jogam a primeira divisão da Bota, foi votado por unanimidade por todos os clubes, com exceção óbvia de Lazio e Salernitana, que se espere até o fim do campeonato italiano para que a lanterninha da Série A possa ser finalmente negociada com um novo credor. A pauta ainda precisa ser analisada e aprovada pela FIGC, porém ela pode dar um respiro para o time de Salerno, além de evitar um problema bizarro no próprio campeonato.

A questão não é necessariamente a saída da Salernitana da Série A. A queda para a segundona parece algo inevitável neste momento, já que os Grenate não conseguiram ainda engrenar no campeonato e já começam a ver distância grande para a saída do Z4. O problema maior da exclusão é que ela faria com que o clube tivesse que escalar novamente toda a escadinha do campeonato desde a quarta e última divisão profissional. É isso que a Salernitana tenta evitar. 


De certa forma, a manobra de adiar a venda pode até evitar que Lotito tenha que efetivamente negociar a instituição, já que ao fim da temporada a Salernitana dificilmente se manterá na Série A. Porém, sem a resposta da FIGC fica impossível prever o que será do futuro. O fato é que, se ocorrer a exclusão da lanterninha, todos os times terão de perder os pontos ganhos diante dela ou então simplesmente todos terão de ter seis pontos a mais. 

As cenas dos próximos capítulos definirão se o sonho do torcedor da cidade de Salerno virará um terrível pesadelo ou se simplesmente veremos a FIGC ser paciente com a questão da venda. Não é possível prever o que acontecerá, nesta tempestade que ameaça o campeonato italiano.  
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações