Vavá e sua passagem pelo América do México

Por Fábio Rocha
Foto: arquivo

Vavá ficou três anos no Club América

Hoje completaria 87 anos um dos melhores atacantes do futebol brasileiro. Edvaldo Izídio Neto, mais conhecido como Vavá. O ex-atleta, que nasceu no dia 12 de novembro de 1934, em Recife, foi bicampeão do mundo pela Seleção Brasileira e teve passagens por grandes clubes do futebol mundial, como o Club América, do México.

Chegando perto do final de carreira, já consolidado no futebol mundial, Vavá se transferiu para jogar no América do México, por onde ficou três anos (1964 a 1967). Vindo de uma ótima passagem pelo Palmeiras, o atacante chamou a atenção do clube mexicano, já que era um dos grandes nomes da Seleção Brasileira nas duas Copas do Mundo anteriores.

O atacante chegou com um status de jogador da seleção e campeão mundial pela amarelinha e tinha responsabilidade de comandar o atacaque do time do América. No mesmo ano de sua transferência, Vavá atuou pela última vez pelo Brasil, em um jogo contra a Argentina, pela Taça das Nações.

Em sua segunda temporada pelo América, Vavá foi cedido à Espanha para jogar no Elche, e no ano seguinte foi novamente emprestado, mas dessa vez para o Neza do México. No Neza, o atacante recebeu o apelido de "El Toro" após uma ótima atuação, relembrando sua bravura já exaltada quando foi apelidado de "Peito de Aço".


Após sua passagem pelo México, o atacante foi jogar nos Estados Unidos, onde ficou por dois anos, e depois voltou para a Portuguesa encerrar sua carreira em 1969. Depois da aposentadoria, Vavá começou como técnico da própria Lusa e depois passou por alguns clubes como Bangu e São Cristóvão. Mas sua melhor passagem por uma comissão técnica, ocorreu em 1982, quando foi auxiliar técnico de Telê Santana na Copa do Mundo daquele ano.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações