A passagem de Faustino Asprilla pelo Newcastle

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Asprilla atuando pelo Newcastle

Atualmente, o Newcastle gera expectativas no mundo do futebol devido ao fato de ter sido recentemente comprado por um grupo de magnatas relacionados ao governo saudita. Antigamente, o tradicional time de Newcastle Upon Tine não tinha esses luxos. Foi nesse contexto que o colombiano Asprilla, que completa 52 anos neste dia 10, chegou ao clube. 

Asprilla chegou aos Magpies depois de passagem pelo Parma, da Itália, para formar dupla de ataque com Les Ferdinand. Eram as tentativas dos alvinegros de buscarem um título inglês em meio a disputa ferrenhas com o Manchester United. Já na primeira temporada, Asprilla mostrou a que veio e se tornou rapidamente um dos destaques do time, que rodada a rodada dava indícios de que conquistaria a Premier League sob o comando de Keegan.

Apesar disso, o colombiano viveu momentos agridoces no clube inglês. No fim do campeonato, o Newcastle perdeu força e acabou cedendo o título ao Manchester United. Na temporada seguinte, a chegada de Alan Shearer tornou o ataque dos Magpies mais poderoso do que ele já conseguia ser, o que fez com que a equipe novamente disputasse rodada a rodada a liderança contra os comandados de Alex Fergunson. 

Asprilla, apesar de não ser o artilheiro da equipe, posto guardado para Ferdinand e Shearer, fazia gols importantes e executava grandes jogadas. O colombiano era queridíssimo pelo torcedor, mais novamente viu junto de seus companheiros o título inglês escapar na ferrenha disputa com o Manchester United na temporada 1996/1997. 

Seu grande momento pelos Magpies curiosamente foi vivido já na apoteose de sua passagem. Na temporada 1997/1998, numa partida diante do Barcelona, Asprilla fez com que a torcida não sentisse falta de Ferdinand e de Shearer e marcou três gols em uma noite mágica no Saint James Park. Apesar disso, a equipe acabou eliminada na fase de grupos e o colombiano terminou aquela temporada indo para o Parma novamente.


Em duas temporadas e meia jogando pelo clube, Asprilla realizou 62 partidas e marcou 18 gols, números que, se não tão impressionantes, deixaram seu nome marcado com carinho para o torcedor do clube. O atacante passaria ainda por clubes brasileiros depois de deixar o Parma e se aposentaria em 2004, jogando no seu país natal. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações