Quando o Rei do Futebol encontrou a Rainha da Inglaterra no "Palácio" Maracanã

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Rainha Elizabeth II e o Rei Pelé

Em 10 de novembro de 1968, o Maracanã recebeu duas realezas ao mesmo tempo. No jogo entre Seleção Carioca e Paulista, vencido pelo time bandeirante por 3 a 2, a Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, que estava visitando o Rio de Raneiro, encontrou-se com Pelé, o Rei do Futebol. Neste dia, o "Maior do Mundo" acabou virando um "Palácio".

O time paulista tinha como espinha dorsal o Santos, e até o uniforme se assemelhava a equipe do Peixe, já os Cariocas aturanram todos de azul. Logo no início da partida percebia que os jogadores estavam levandando a série, e não apenas como um amistoso.

O primeiro gol saiu logo no começo da partida, com uma falha da zaga do time carioca, e a bola sobrou para Pelé que tocou para o Toninho abrir o placar. E os jogadores foram comemorar em frente a tribuna onde a Rainha estava. O Rei não deixaria de marcar o dele em um jogo tão especial para ele, e marcou após um passe de Rildo, na conta oficial seria o gol 900 do jogador.

A equipe carioca não deixou barato também, e conseguiu diminuir o placar após uma furada do Jairzinho, o "Furacão do Botafogo", e sobrou para Roberto finalizar e marcar. O time paulista mesmo vencendo queria mais, e conseguiu, Carlos Alberto Torres deu um belo passe para Ademir da Guia, que tocou para Toninho, mas o atacante sofreu falta enfrente a área. O futuro lateral do capitão do tri, bateu a falta e mandou para o fundo das redes, ampliando a vantagem, mas no próprio jogo o lateral foi expulso após uma falta em Paulo Cesar Caju.

Na própria falta sofrida, Caju cobrou e dominou para a seleção carioca, mas não adiantou muito, pois o jogo terminou 3 a 2 para os Paulistas. Quando acabou o jogo, Pelé e Gerson foram para as tribunas de honra cumprimentar a Rainha e levantar o troféu de vencendor. O protocolo foi alterado nesta partida, o troféu que iria ser entregue pelo presidente da CBD, na época João Havelange, deixou para que Elizabeth II entregasse para os capitães.


Com um público de aproximadamente 100 mil pessoas, junto com a visita ilustre da rainha, puderam ver um grande espetáculo de futebol. Os jornais da época informaram que o Rei Pelé estava um pouco fora de forma, mas isso não o impediu de fazer uma bom jogo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações