A passagem de Armando Del Debbio na Lazio

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Del Debbio vestindo a camisa laziale

Natural da cidade de Santos, o defensor Armando Del Debbio completaria 117 anos neste dia 2 de novembro. Ídolo do Corinthians, o santista marcou época com a camisa do Timão, mas passou também pelo futebol estrangeiro. Com descendência clara no nome, ele acabou desembarcando na capital italiana em 1931, para atuar pela Lazio, numa época onde o time azul romano abria muito espaço aos descendentes italianos do Brasil.

Apesar da justificada fama ruim devido as ligações com Mussolini e a torcida organizada assumidamente fascista, a Lazio foi a primeira equipe italiana a dar mais espaços para jogadores brasileiros, formando inclusive um time chamado de "BrasiLazio", que tinha uma dezena de jogadores "Oriundi", que eram brasucas com descendência italiana. Foi nesse contexto que Del Debbio chegou a capital. 

E o brasuca rapidamente se encaixou na Áquila. Dono de bom porte físico e de um jogo muito forte na marcação, era um dos pilares defensivos daquele time laziale lotado de brasileiros. Sua primeira temporada no clube foi primorosa, onde jogou 31 jogos e marcou dois gols, sendo um dos principais jogadores ao longo do biênio, mas não conseguindo conquistar nenhum título.

Permaneceu sendo importante na temporada 1932/1933, sendo titular na maior parte dos jogos e um dos pilares da equipe ao longo da temporada. Porém, apesar de mostrar um bom futebol, a Lazio não obteve grandes resultados no período, não conseguindo chegar perto de não conquistar nenhum grande título, ainda que fizesse boas partidas periodicamente.

Nas duas últimas temporadas, Del Debbio perdeu espaço, mas continuou sendo respeitado pelos torcedores da Lazio. Terminou sua trajetória no clube ao fim da temporada 1934/1935, com 89 jogos e dois gols segundo números do portal Ogol. Em levantamento feito pelo excelente portal Calciopédia, foi considerado um dos maiores jogadores brasileiros da história laziale.


Ele deixou a equipe romana em 1935 e retornou ao Corinthians, onde ainda garantiria algumas taças até sua aposentadoria em 1937. Ainda chegou a retornar emergencialmente e disputar uma partida pelo Timão em 1939. Depois da carreira de jogador, chegou a treinar os três grandes da capital. Del Debbio nos deixou em 1984, aos 79 anos.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações