A ótima passagem de Brolin pelo Parma

Por Lucas Paes
Foto: Getty Images

Brolin atuando pelo Parma

O sueco Tomas Brolin, que completa 51 anos neste dia, 29, é um dos atletas de ascensão meteórica de toda a história do futebol escandinavo, incluindo todos os países da região. O ótimo meia atacante sueco começou muito cedo, ainda aos 14 anos e teve uma ascensão muito rápida, até chegar ainda muito jovem, aos 19 anos, no Parma, na época recém chegado a Série A do Campeonato Italiano, o mais disputado da época. 

Brolin começou no pequeno Nasvikins, de sua cidade natal, com apenas 14 anos e em alguns anos acabou contratado para a primeira divisão sueca. Foi atuando pelo Norrkonping que acabou convocado pela Seleção Sueca para a Copa do Mundo de 1990, onde se destacou e chamou a atenção do Parma, que o levou para o futebol italiano como um dos estrangeiros em seu retorno a Série A.

Na primeira temporada, foi um dos artilheiros da equipe, mas não conseguiu fazer com que o Parma fosse muito longe em nenhuma das competições que disputou. Seria na temporada 1991/1992 que ele ajudaria o Parma a garantir o primeiro título de sua história, quando venceram a Copa Itália. Brolin fez dois gols na competição, um deles importantíssimo nas semifinais, diante da Sampdoria. Era um dos grandes ídolos da torcida. Na Eurocopa, em 1992, foi um dos artilheiros pelo bom time sueco. . 

Na temporada seguinte, apesar de perder espaço, seguiu atuando com relativa constância, sendo importante em diversos momentos ao longo da temporada. O biênio 1992/1993 marcaria um dos títulos mais importantes, se não o mais importante, da história dos Cruciati. A conquista veio após a equipe bater o Royal Antwerp por 3 a 1 na decisão, em Londres. 

No biênio 1993/1994, viveu sua fase mais artilheira pelo Parma, marcando 12 gols ao longo da temporada, que não foram o suficiente, porém, para que a equipe vencesse algum título. Serviram porém para que ele fosse a Copa do Mundo de 1994. Naquele ano, no fim dele, viveu um dos momentos mais complicados da carreira, ao quebrar o pé em um jogo classificatório para a Eurocopa de 1996. Voltou meses depois, ainda fazendo parte do elenco campeão da Copa da UEFA, mas não conseguiu ser o mais o mesmo. Acabou se transferindo ao Leeds United na temporada 1995/1996


Ainda retornou ao Parma na temporada 1996/1997, mas claramente não se tratava mais do mesmo jogador de outros tempos. Foram 31 gols em 190 jogos. Depois de 11 jogos, acabou perdendo espaço e retornou a Inglaterra, para jogar pelo Crystal Palace. Jogou um jogo pelo Hudiskavall, enquanto reprensava a continuidade da carreira, mas acabou se aposentando aos 28 anos, em 1998. 

Curiosamente, anos depois de deixar os campos, se deu bem em outro "esporte". Brolin se tornou um exímio jogador de Pôquer, chegando a disputar campeonatos internacionais pela modalidade e ganhar torneios importantes. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações