O São Paulo bicampeão paulista de 1981

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

O São Paulo do bicampeonato paulista em 1981

Nesta segunda-feira, dias 29 de novembro de 2021, se completam 40 anos da conquista do bicampeonato paulista do São Paulo em 1981. Naquela ocasião, o Tricolor do Morumbi bateu a equipe a Ponte Preta na grande decisão, vencendo por 2 a 0 e conquistou o seu 13º título estadual em sua história.

O jogo de ida da final aconteceu no mesmo Morumbi onde aconteceu a segunda partida. A primeira parte do confronto de 180 minutos terminou empatada em 1 a 1. Os gols foram anotados por Toninho Oliveira aos 25' do primeiro tempo e Serginho Chulapa igualou o placar na marca dos 21' da etapa complementar.

Apesar da Ponte Preta ter conseguido causar preocupações para a torcida são paulina no primeiro jogo ao sair na frente do marcador, a história na partida de volta foi contada de outra maneira. Os grandes nomes da equipe da capital paulista foram o goleiro Waldir Perez, o lateral esquerda Marinho Chagas e o atacante Renato. O camisa número 8 lutou bastante para se desdobrar na marcação e correu incansavelmente por todo o campo.

Na marca dos 37 do primeiro tempo, Getúlio aproveitou bola sobrada no lado esquerdo do campo de ataque e com liberdade, teve tempo de parar a bola e procurar um companheiro para fazer o levantamento. Na entrada da pequena área, o mesmo Renato cabeceou consciente no canto direito do goleiro da Macaca, que nada pôde fazer para evitar que o placar fosse aberto. O gol do time da casa deixou o jogo muito aberto, mas nenhum dos times conseguiram balançar as redes até o fim da primeira etapa.

Já no segundo tempo, o confronto ficou ainda mais movimentado. A Macaca, que precisava do gol de empate para levar a decisão para os pênaltis, tentou criar chances mas acabou não conseguindo bater o grande goleiro Waldir Perez. Entrando nos minutos derradeiros do embate, a estrela de Serginho Chulapa, que estava voltando de uma séria lesão e ainda sentia algumas dores, brilhou mesmo que ele não estivesse em um dia tão inspirado. Porém, quando você deixa um grande jogador do calibre de Serginho encostar na bola mesmo não estando em seus melhores dias, o risco de levar o gol é real. E foi justamente isso o que aconteceu.


Renato aproveitou saída de bola errada da Ponte Preta, retomou a posse para a equipe Tricolor e lançou Serginho, que saiu livre, cara a cara com o goleiro Carlos. Chulapa não só driblou, como deu um 'chapéu' no arqueiro alvinegro, e debaixo da trave, só empurrou para o fundo das redes. Alí, o São Paulo ampliava o placar e se sagrava bi campeão paulista em 1981 na marca dos 41' de bola rolando no segundo jogo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações