A estreia de Del Piero pela Juventus

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Del Piero substitui Ravanelli em 1993

O ex-atacante Alessandro Del Piero é um dos maiores jogadores da história do futebol italiano. Campeão do Mundo em 2006, ídolo absoluto da Juventus de Turim, o craque da camisa 10 bianconera, que completa 47 anos neste dia 9, viveu uma trajetória de quase 20 anos vestindo a camisa da Velha Senhora. Essa trajetória teve seu início em 1993, mais especificamente no dia 12 de setembro, quando o jovem recém contratado estreou na equipe contra o Foggia, fora de casa.

Na época, a Juve via o Milan conquistar um tricampeonato italiano em sequência e seguia num jejum de títulos que vinha desde 1986. Del Piero era uma aposta de Trapattoni, que via potencial no jovem formado no Padova. Chegou a Juve para aprender com o consagrado e experiente Ravanelli e principalmente com o craque Baggio. 

O duelo contra o Foggia era válido pela quarta rodada do Campeonato Italiano. A Juve tinha até então duas vitórias, contra a Cremonese na estreia, por 1 a 0 e contra a Sampdoria, por 3 a 1, na terceira rodada, intercaladas por uma derrota para a Roma na capital por 2 a 1. O Pino Zaccheria recebia lotação máxima e viu o Foggia partir pra cima e até pular na frente dos bianconeri, porém Ravanelli logo fez o gol de empate aos 23 minutos. Seis minutos depois, ele acabou substituído por Del Piero. Naquele dia, o jovem atleta não conseugiu fazer muito para mudar o resultado do jogo.


Independente disso, aquele jogo já havia entrado para a história. Era apenas o primeiro passo de uma trajetória que seria gigante. Na partida seguinte pelo Campeonato Italiano, que seria sua terceira pela Juventus, marcou o primeiro gol pelo clube, fechando uma goleada de 4 a 0 sobre a Reggianna. Mais tarde, naquele mesmo ano, faria sua primeira tripleta pelo clube, em jogo diante do Parma, no Delle Alpi, no dia 19 de março. Terminou a primeira temporada com cinco gols em 24 jogos.

A partir da temporada 1994/1995, já figuraria mais entre os titulares do time e a partir do biênio seguinte se tornaria um dos destaques da equipe, titularíssimo, para não sair mais. Esteve na Juve até a temporada 2011/2012, quando se despediu do clube para atuar pelo Sidney FC, antes de anunciar a aposentadoria em 2014, jogando pelo Delhi Dynamos, da Índia.  
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações