Romário e Edmundo atuando juntos pela Seleção Brasileira

Por Fabio Rocha
Foto: Getty Images.com

As únicas vezes em que a dupla foi titular junta com a Seleção foram na Copa Ouro de 1998

Romário e Edmundo foram dois dos jogadores mais midiáticos e melhores dos anos 90 e início dos 2000. Amigos em alguns momentos e desafetos na maior parte do tempo, eles atuaram juntos no Flamengo, Vasco e Fluminense. Também formaram dupla na Seleção Brasileira, mas como a concorrência era grande, principalmente para o Animal, em apenas oito jogos eles estiveram no campo ao mesmo tempo com a amarelinha, sendo apenas quatro saindo ambos como titulares.

Mais velho, Romário estreou pela Seleção Brasileira em 1987 e Edmundo em 1992. Porém por questões de escolha e brigas com treinadores, os dois só foram jogar juntos pelo escrete canarinho apenas em 1997, na Copa América realizada na Bolívia. Porém, antes disso, em um amistoso contra o México, que terminou 4 a 0 para o Brasil, nos Estados Unidos, em 30 de abril de 1997, Edmundo entrou no segundo tempo no lugar exatamente de Romário.

A estreia dos dois juntos ocorreu contra a Costa Rica pela Copa América, em 13 de junho 1997, os dois ficaram em campo juntos por 11 minutos apenas. Edmundo entrou na partida no lugar de Djalminha, mas logo na sequência, Romário saiu para a entrada de Giovanni.

Na continuação da competição, no jogo contra a Colômbia, em 19 de junho, a dupla voltou a atuar juntos, mas agora com mais minutos em campo. O Animal entrou na segunda etapa no lugar de Ronaldo e marcou um gol.

Já contra o Peru, na semifinal da competição, em 26 de junho, a Seleção deu um baile e venceu por 7 a 0. O Baixinho deixou dois na partida e Edmundo entrou novamente na etapa final no lugar de Ronaldo. Porém, depois de mais alguns minutos com os dois junos em campo, Romário saiu lesionado e deixou a equipe com um a menos, pois todas as alterações já tinham acontecido.

Por causa dessa lesão, o Baixinho ficou fora da final contra a Bolívia e Edmundo ficou como titular. O Animal foi substituído no segundo tempo, quando o jogo estava 1 a 1, porque agrediu um jogador boliviano. Apesar de o árbitro não ter visto, Zagallo o substituiu, colocando Paulo Nunes, evitando reclamaões dos adversários. No fim, o Brasil venceu por 3 a 1 e ficou com a taça.

A dupla foi atuar junta como titular da Seleção na Copa Ouro da Concacaf, nos Estados Unidos, em janeiro de 1998, onde o Brasil jogava como convidado. A primeira partida foi contra a Jamaica, no dia 2 de fevereiro, e o jogo terminou com um empate por 0 a 0. Na segunda partida, em 5 de fevereiro, o Brasil empatou novamente, mas dessa vez contra a Guatemala por 1 a 1, Romário marcou o único gol da seleção.

Após o início ruim, o Brasil goleou e jogou muito bem contra o El Salvador, em 8 de fevereiro. A partida terminou em 4 a 0, com ambos deixando as suas marcas. Na semifinal, em 10 de fevereiro, o Brasil perdeu para os Estados Unidos, por 1 a 0, e na decisão de terceiro lugar, em 15 de fevereiro, venceu a Jamaica, por 1 a 0, com gol de Romário. Em todos esses jogos, a dupla saiu como titular.

Com o término da competição da Concacaf, a dupla voltou a jogar junta pela Seleção em 29 de abril, em um amistoso no Maracanã contra a Argentina. A partida estava 0 a 0 e no ataque estavam Romário e Ronaldo, mas a torcida começou a pedir pelo Animal. Zagallo atendeu o pedido e o colocou em campo no lugar de Denilson. Porém, mesmo com a Seleção Brasileira tendo três atacantes, quem marcou foi a Argentina, com Claudio López, que venceu o jogo por 1 a 0. Este seria o último jogo da Seleção com a dupla junta em campo.

Depois, os dois foram convocados para a Copa de 1998. Romário, já na França, acabou sendo cortado por contusão. Após a final do Mundial, Edmundo chegou a fazer mais dois jogos pela seleção, ambos em 2000, sem Romário. O segundo deles, contra Colômbia, com Leão no comando, em 15 de novembro, Romário estava convocado e foi cortado por contusão. O próprio Edmundo foi convocado para o seu lugar.


O último jogo de Romário pela Seleção, fora a despedida dele, em 2004, contra Honduras, no Pacaembu, foi a estreia de Felipão à frente dos canarinhos, em 2001, contra o Uruguai, no Centenário, pelas Eliminatórias. Há várias histórias de bastidores no pré-jogo desta partida. Em resumo, Luiz Felipe Scolari nunca mais convocou o Baixinho, que ficou de fora da Copa do Mundo de 2002, onde o Brasil conquistou o seu quinto título mundial.

No total, a dupla atuou junta na Seleção em oito oportunidade, sendo apenas em quatro delas com os dois titulares. Foram quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Romário encerrou sua passagem pela seleção brasileira com 55 gols feitos em 70 jogos. Já Edmundo foram 39 jogos e 10 gols com a Amarelinha, boa parte destas partidas sendo em amistosos ou em Copas América.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações