A campanha do Sevilla no título da Copa do Rei da temporada 1934-1935

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

A equipe campeã da Copa do Rei 1934/1935

Em 30 de junho de 1935, o Sevilla conquistou a Copa del Rey da temporada 1934-1935. É o primeiro título da equipe na competição em sua história. Foi uma grande campanha do clube da Andaluzia até a final diante do Sabadell, realizada na capital espanhola.

Após esperar por quatro fases eliminatórias para entrar na disputa pelo título, o time de Sevilla entrou nas oitavas de final. Seu primeiro adversário foi nada mais nada menos do que o Real Madrid, que era o atual campeão da competição. Mesmo assim, os Hispalenses não se intimidaram e venceram pelo placar de 1 a 0 na partida de ida e seguraram um empate em 0 a 0 na volta, garantindo sua passagem para a fase seguinte.

Nas quartas de final, foi a vez de enfrentar o outro clube de Madrid. Desta vez, diante do Atlético, a equipe da Andaluzia empatou em 2 a 2 jogando fora de casa. Na volta, o time Rojiblanco conquistou uma vitória sensacional em seus domínios. Na partida da volta dramática em Sevilla, a equipe local venceu o clube Colchonero pelo placar de 3 a 2 e carimbou seu passaporte para se tornar um dos quatro melhores times na competição.

Já nas semifinais foi a vez de encontrar o Osasuna. No jogo de ida, o clube Sevillista conseguiu encaminhar bastante a sua classificação ao conquistar uma vitória maiúscula pelo placar de 4 a 1 atuando diante da sua torcida. Já na volta, foi a vez dos brancos e vermelhos venceram de novo os Rojillos, mas naquela oportunidade, o triunfo foi por um placar magro de 1 a 0.

A grande decisão - No dia 30 de junho de 1935, o Sevilla estaria apenas a um degrau de conquistar a copa nacional em toda a sua história. Mas para que esse sonho se tornasse realidade após o apito final, o time da Andaluzia teria de passar pelo Sabadell, que eliminou clubes como Celta de Vigo nas oitavas, Real Betis na fase de quartas e o Levante nas semifinais. Algo que marcou bastante aquela decisão no fator extra-campo, foram as críticas que vinha da imprensa local sobre os Rojiblancos, que haviam eliminado os dois times madrilenos.


No estádio Chanmartín, localizado na cidade de Madrid, a equipe Rojiblanca conseguiu uma vitória convincente por 3 a 0 para cima dos Arlequinats. Quatro minutos após um pênalti desperdiçado por Euskalduna, o Sevilla marcou primeiro gol da partida aos 36' por Campanal, que recebeu passe de López e encobriu Arlequim Massip, goleiro do Sabadell. Já na segunda etapa, o mesmo Campanal seria o responsável pelo gol que encaminharia o título para os Sevillistas através de um chute de fora da área na marca dos 76'. Já na reta final da partida, foi a vez de Bracero receber assistência de López, anotar o terceiro e último tento da partida aos 42'. Após o fim da partida o clube de Andaluzia confirmou o título do torneio.

Naquela ocasião, o Sevilla conquistou a Copa del Rey da temporada 1934-1935 com o seguinte elenco: Alcázar, Ayuela, Bracero, Campanal I, Caro, Cortón, Deva, Eizaguirre, Epelde, Euskalduna, Fede, Guillamón, Huesa, López, Muñoz, Núñez, Palencia, Sánchez, Segura, Tache, Tejada, Torrontegui y Viri.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações