Muito além de 1978 - Outras grandes campanhas do Guarani

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo RAC

O Bugrão foi campeão brasileiro em 1978

Há exatos 53 anos, no dia 13 de agosto de 1978, o Guarani conquistava seu primeiro e até hoje único título do Campeonato Brasileiro de futebol. O alviverde campineiro é até hoje o único campeão do Brasileirão vindo do interior, fato que os bugrinos cantam com orgulho. Porém, o Verdão campineiro fez outras grandes campanhas ao longo da história do Brasileirão e inclusive teria dois títulos caso o campeonato fosse pontos corridos desde seu início.

Ocupando atualmente a quinta posição e estando na briga por uma das vagas na primeira divisão do ano que vem, os bugrinos já foram muito fortes no cenário nacional e donos de grandes campanhas ao longo de sua história. Dono de uma categoria de base que era incansável em revelar talentos em tempos antigos, os alviverdes começaram a surgir no cenário nacional em 1978, mas tiveram outras grandes campanhas depois.

Um dos anos onde o Bugrão fez outra grande campanha foi por coincidência outro onde haveria uma Copa do Mundo, em 1982. Naquele campeonato, a equipe campineira foi absoluta nas duas fases de classificação, liderando seu grupo e chegando a fase final com força. Na fase final, os campineiros deixaram o Operário e o São Paulo pelo caminho, mas sucumbiram diante do Flamengo de Zico nas semifinais. Careca era o grande destaque daquele time e marcou 18 gols ao longo da competição. 

Os anos de Copa do Mundo parecem ser um tópico interessante na história bugrina, pois quatro anos depois, em 1986, o Guarani fez o que foi uma de suas campanhas mais incríveis em toda a história do clube. Forte, contando com Evair como seu principal jogador, o Verdão foi absolutamente imparável nas fases de classificação e no mata-mata, chegando a decisão como favorito diante do São Paulo. Naquele ano, porém, a "zebra", sim, você não leu errado, passeou pelo Brinco de Ouro e o Tricolor Paulista saiu campeão, no que é uma das maiores tristezas da história bugrina.

No bagunçado campeonato de 1987, onde aconteceu a já conhecida história da Copa União e todos os problemas que ela gerou, teoricamente o Guarani foi vice-campeão nacional. A equipe campineira, excluída com injustiça do torneio dos clube dos 13, foi parada apenas pelo Sport na decisão do módulo da CBF, ficando com um segundo lugar e inclusive participando pela segunda vez seguida da Libertadores. 

A partir daí, o início dos anos 1990, apesar de trazer regulares campanhas de meio de tabela, não trouxe nenhum campeonato incrível ao Guarani. Até que os campineiros foram bem seguidamente nos anos de 1993 e 1994. Em 1993, os bugrinos fizeram grande campanha na primeira fase, mas caíram na fase final num grupo com Palmeiras, o surpreendente Remo e o São Paulo, onde só os palmeirenses passaram a final. O grande destaque daquele time foi o atacante Clóvis, vice-artilheiro do Brasileirão com 13 gols, ficando apenas atrás de Guga, do Santos.

No ano seguinte, porém, a campanha alviverde foi realmente espetacular. Na primeira fase, sem dar sopa para o azar, os campineiros terminaram em primeiro em seu grupo, deixando Santos, Vasco, Bahia, Remo e Cruzeiro comendo poeira. Na segunda fase, a equipe novamente foi bem, mas já estava garantida na fase final pelo que havia feito no turno anterior. No mata-mata, então, o Verdão deixou pelo caminho o São Paulo, mas acabou parado pelo esquadrão palmeirense na semifinal. Amoroso era o grande destaque daquele time e foi artilheiro do campeonato ao lado de Túlio Maravilha.


Com regulamentos mais simplificados, os campeonatos da metade final da década de 1990 não trouxeram grandes campanhas ao Guarani. Em 1996, os alviverdes fizeram excelente primeira fase, mas caíram diante do Goiás nas quartas de final. Três anos depois, na sua última "grande" campanha na primeira divisão nacional, o Guarani chegou ao mata-mata na oitava colocação, mas caiu diante do Corinthians, que seria campeão brasileiro, logo nas quartas de final. 

A partir dos anos 2000, os anos de péssima gestão cobraram seu caro preço e os bugrinos foram aos poucos degringolando em crises, finalmente caindo para a segunda divisão em 2004, de onde só retornaram por um breve período em 2010, depois de inclusive terem caído para a Série C em 2006. Como já dito, curiosamente atualmente se vê uma luz no fim do túnel, com uma campanha boa na Série B, que o permite sonhar com a volta a primeira divisão, para quem sabe reescrever outras grandes histórias.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações