Há 23 anos, Brasil perdia para a França na final da Copa do Mundo

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Zidane marcando um dos dois gols de cabeça na final de 1998

Nesta segunda-feira, dia 12 de julho de 2021, se completam 23 anos da derrota do Brasil na final da Copa do Mundo diante da anfitriã França pelo placar de 3 a 0. Neste jogo, a seleção canarinho teve sérios problemas com Ronaldo, que teve convulsão horas antes do jogo, e para marcar Zinedine Zidane, que fez dois gols.

Após eliminar o Chile por 4 a 1 nas oitavas de final, a Dinamarca pelo placar de 3 a 2 nas quartas de final e a Holanda nas penalidades após empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação nas semifinais, a Amarelinha chegava como uma das grandes favoritas para conquistar o penta campeonato mundial. Por outro lado, a seleção do país sede, que disputaria a sua primeira final de Copa do Mundo, venceu o Paraguai por 1 a 0 na prorrogação das oitavas de final, a Itália nas penalidades, após um jogo sem gols no tempo normal e nos 30 minutos extras, e por fim, a Croácia por 2 a 1 nas semifinais.

Antes da bola começar a rolar no Stade de France, Ronaldo Fenômeno, principal nome da equipe, sofreu uma convulsão na concentração e por muito pouco, não se tornou um desfalque para o Brasil. Por conta do episódio, o camisa 9 foi ao hospital, mas ainda sim chegou ao estádio a tempo da partida começar.

Na primeira escalação passada para os jornalistas, Ronaldo não estava presente e indicava que Edmundo estaria entre os titulares. Porém, depois de uma reunião com o treinador Mário Jorge Lobo Zagallo, os médicos afirmaram que o artilheiro tinha condições e confirmaram que o craque iria para o jogo.

Nos primeiros movimentos da decisão, a Le Bleu criou sua primeira chance e quase abriu o placar para a equipe da casa com Stéphane Guivarch. O atacante francês aproveitou a falha de Júnior Baiano e finalizou de puxeta, assustando Taffarel. A Amarelinha chegou com perigo aos 21 minutos de jogo em uma jogada de Ronaldo, que fez um cruzamento fechado e direto para o gol. Barthez quase falhou, mas conseguiu ficar com o domínio da bola para ligar o contra ataque. Dois minutos depois, em cobrança de escanteio do meia Leonardo vinda do lado direito, Rivaldo cabeceou, mas desta vez, o goleiro francês fez a defesa.

O primeiro tento dos franceses aconteceu justamente quando a Seleção Brasileira se encontrava dentro do jogo, diminuindo o número de passes errados e demonstrando menos nervosismo em relação aos minutos iniciais. Roberto Carlos fez um belo desarme na jogada de Karembeu, mas a bola acabou saindo do controle do camisa 6 e sai pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio de Petit vinda do lado direito, Zidane, que vinha correndo da entrada da grande área, conseguiu se antecipar a zaga brasileira para desviar pro fundo das redes do Brasil na marca dos 26 minutos.

Pouco tempo após o gol dos anfitriões, houve um lance em que gerou uma nova preocupação sobre Ronaldo. O camisa 9 recebeu lançamento de Dunga na entrada da grande área francesa, acabou se chocando com Barthez e caiu ao solo de maneira imóvel. Os atletas da seleção canarinho foram ao desespero, mostrando muita preocupação com o seu melhor jogador. Felizmente, nada de mais grave havia acontecido com o artilheiro já que o impacto foi algo normal do futebol.

A partir deste momento, que os atletas brasileiros voltaram a apresentar um demasiado nervosismo dentro da partida. Percebendo isso, a França aproveitou a grande fragilidade emocional dos atletas do Brasil e assustaram mais uma vez o goleiro Taffarel com uma finalização de Petit, que com liberdade, ficou de frente com o guarda redes, mas desperdiçou o que seria o segundo gol dos anfitriões.

Na reta final do primeiro tempo, o centroavante Guivarch recebeu um bom lançamento e com liberdade, aproveitou nova falha defensiva de Júnior Baiano para chutar cruzado, mas Taffarel conseguiu evitar aquele que seria o segundo gol da França. Mas, os brasileiros não teriam muito tempo para suportar a pressão adversária, já que no lance seguinte, Zizou balançou as redes da Amarelinha mais uma vez. Em mais uma jogada de bola parada, mas desta vez do lado esquerdo. Djorkaeff cobrou escanteio de pé trocado na medida para o meio da área e novamente Zidane tirou proveito de Dunga estar caído ao chão e cabeceou forte. Antes de entrar debaixo das balizas, a bola ainda passou no meio das pernas de Roberto Carlos. Com isso, algo inédito acontecia no Stade de France: Zidane, que não tinha costume de marcar gols de cabeça, conseguiu fazer dois desta maneira em uma final de Mundial.

No segundo tempo, a Seleção Brasileira voltou com uma postura diferente. Zagallo colocou um time mais ofensivo, mexendo com a formação tática e trocando as peças para tentar reagir. Com todas as alterações efetuadas, o Brasil ficou com cinco atacantes em campo. Mas, mesmo tendo uma linha ofensiva composta por Ronaldo, Rivaldo, Bebeto, Edmundo e Denílson, a equipe não conseguiu produzir o tanto que precisaria para ir busca da virada.

A primeira grande oportunidade de gol da equipe canarinho foi aos 11 minutos da etapa complementar com Ronaldo. Rivaldo fez bom levantamento na segunda trave em cobrança de falta ensaiada junto de Roberto Carlos pelo lado esquerdo e o camisa 9 apareceu com toda liberdade já dentro da pequena área para finalizar ao gol, mas o artilheiro chutou sem ângulo e a bola acabou indo em cima Barthez. Com 15 minutos, Roberto Carlos fez um arremesso lateral direto para a grande área e o goleiro francês saiu debaixo das três traves, mas acabou não achando nada. A bola sobrou para Bebeto, que com gol aberto chutou, mas Desailly afastou o perigo em cima da linha.

Enquanto o Brasil partia para cima do time da casa, os franceses tocavam a bola para fazer o tempo passar e não demonstravam tanta intenção de ir ao campo ofensivo para fazer mais gols quando tinham a posse. Mas mesmo não demonstrando tanto ímpeto, conseguiu criar algumas chances de gol.

Aos 18 minutos, os franceses chegaram pela terceira vez com mais perigo através de Guivarc’h. O camisa 9 apareceu livre e mandou a bola longe da meta de Taffarel, não conseguindo sequer assustar os brasileiros.

Já na segunda metade da etapa complementar a França perdeu Marcel Desailly aos 23 minutos. O camisa 8 da Le Bleu partiu em velocidade em um contra ataque, mas acabou sendo desarmado. Na sequência do lance, o zagueiro, que já havia tomado cartão amarelo em algum outro momento da partida, fez uma falta pesada em cima de Cafu e acabou sendo expulso.

Na marca dos 37 minutos, foi a vez de Dugarry perder um gol feito. O jogador francês não conseguiu sequer finalizar em direção ao gol, e a bola passou a direita do gol de Taffarel. Já no fim do tempo regulamentar e entrando no período de acréscimos, Edmundo fez uma grande jogada individual e passou para Denílson. Com a canhota, acertou um belo chute, mas a bola bateu no travessão e foi para fora.

O nervosismo dos jogadores brasileiros se tornou ainda mais evidente. Sabendo que a tarefa era difícil de ser revertida, a equipe canarinho se desanimou ao perceber que o jogo estava perto do fim. Edmundo e Rivaldo, tiveram uma discussão por conta de uma atitude de "fair play" do camisa 10. O "Animal" mostrou grande descontentamento com o meia, que mandou a bola pela lateral para que Zidane fosse atendido dentro do gramado.


O Brasil foi se desmontou em definitivo na marca dos 47 minutos do segundo tempo. Em cobrança de escanteio de Denílson, Rivaldo não conseguiu fazer o domínio da bola e Dugarry ficou com a sobra para partir em velocidade no contra ataque. Após avançar ao sampo ofensivo, passou para Vieira,que fez um belo lançamento de primeira para Petit. O camisa 17, que entrou livre de marcação e nas costas do camisa 2 da seleção, chutou cruzado e a bola foi devagar no canto esquerdo de Taffarel. ´

Com o placar de 3 a 0 após o apito final, a França conquistou o seu primeiro título mundial. Já para o Brasil, o sonho do penta acabou sendo adiado e se tornaria realidade na edição da Copa do Mundo de 2002, no Mundial onde os franceses chegaram como favoritos e caíram na primeira fase.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações