Os 35 anos do "gol do século" e de "la mano de Dios"

Com informações do GE
Foto: arquivo Fifa

"La mano de Dios". Antes, um gol antológico

Há exatos 35 anos, a Argentina vencia a Inglaterra por 2 a 1 e se garantia nas semifinais da Copa do Mundo do México. Vitória que veio com o brilho absurdo de Diego Armando Maradona, autor dos dois gols. Um deles, um dos mais bonitos da história. O outro, com a mão.

O primeiro gol da Albiceleste na partida é considerado, até hoje, o gol mais bonito da história das Copas, com o camisa 10 driblando mais de meio time inglês até colocar no fundo da rede. O gol, chamado também de "Gol do Século", é tão célebre que a Argentina instaurou o dia 22 de junho como “dia do jogador de futebol argentino”.

O outro gol, que abriu o placar para o triunfo argentino, no entanto, é um dos gols mais controversos (e garfados) dos Mundiais. A mítica “mão de Deus”. E no livro "Tocado por Deus: Como Nós Vencemos a Copa do Mundo de 86 do México" lançado em 2017, Maradona, que faleceu em novembro do ano passado, descreveu os bastidores do lance.

"A bola tocou a rede e tudo, não tinha chances de alguém ter visto. Nem o árbitro, nem o assistente, nem Shilton, que estava atordoado olhando para a bola. O único que entendeu o que aconteceu foi Fenwick, o último homem entre eu e o gol. Mas, exceto ele, ninguém. Saí correndo para comemorar. Continuei correndo, sem olhar para trás. 'Checo' Batista veio até mim e perguntou "você desviou com a mão, não foi? Você usou a mão?". Eu respondi "cala a merda da boca e continua comemorando". Eu estava com medo do gol ser anulado, mas não foi", revelou Maradona.

Maradona disse também que, mesmo após o fim do jogo, a possibilidade da arbitragem anular seu gol o petrificava. "Na coletiva de imprensa, eu não sabia como reagir. A princípio, eu continuei falando que tinha cabeceado. Não sei, eu temia que, como ainda estava no estádio, eles poderiam anular o gol. Como eu poderia saber? Mas depois, eu disse para alguém "foi a cabeça do Maradona e a mão de Deus", contou ele, que completou: "Não me arrependo de ter marcado com a mão, nem um pouco. Nem agora e nem no meu leito de morte".

A Argentina venceu por 2 a 1 e avançou às semifinais, superando a Bélgica (2 a 0). Na final, triunfo sobre os alemães por 3 a 2 e a conquista do título mundial, o segundo e último da história da Seleção Argentina, colocando Maradona no panteão dos gigantes do futebol mundial.


Morte - Maradona morreu em 25 de novembro de 2020, aos 60 anos, devido a uma crise cardiorrespiratória enquanto estava sozinho no bairro privado de San Andrés, ao norte de Buenos Aires. O ex-jogador se recuperava de uma cirurgia na cabeça devido a um hematoma subdural.

A Procuradoria-Geral de San Isidro, na periferia de Buenos Aires, busca determinar se a morte de Maradona pode ter ocorrido por abandono de pessoa ou homicídio culposo (involuntário). Sete pessoas são investigadas por suposto “assassinato com intenção eventual”, crime que inclui de 8 a 25 anos de prisão. Entre os acusados estão o neurocirurgião Leopoldo Luque e a psiquiatra Agustina Cosachov.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações