Football League 1981/1982 - O primeiro campeonato com três pontos para vitória

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo


Time do Liverpool da temporada 1981/1982, que terminaria campeão da liga

Hoje no futebol o que importa para a maioria dos times são os três pontos que se ganha com uma vitória em um campeonato. Nem sempre, porém, foi assim. Durante muito tempo na história do futebol uma vitória correspondia a dois pontos para quem vencesse, até que chegamos ao Campeonato Inglês de 1981/1982, quando a Football Association decide adotar os três pontos para vitória. Como ocorria muito naquels tempos no futebol da Terra da Rainha, o Liverpool sairia campeão naquela temporada.

A ideia daquela mudança no futebol inglês veio da sugestão do comentarista Jimmy Hill, uma personalidade histórica relacionada ao esporte bretão na Inglaterra. Foi então adotada na temporada 1981/1982 no Campeonato Inglês, na época, com o Aston Villa lutando para tentar seu segundo título seguido, após o sucesso na temporada anterior, onde conquistaram o titulo que inclusive abriu caminho para a conquista da Liga dos Campeões do ano seguinte.

O campeão naquela temporada acabou, porém, sendo o Liverpool. Os Reds estavam na época sob a batuta do histórico Bob Paisley, considerado um dos maiores, se não o maior treinador da história do clube. Com um timaço, com nomes como Groobelar, Dalglish, Rush e Souness, a equipe conquistou a taça com 87 pontos, 26 vitórias, 9 empates e 7 derrotas em 42 jogos, num campeonato onde estavam 22 equipes. O Ipswich Town terminou na segunda colocação com 83 pontos.

A adoção dos três pontos permitiu a chegada de recordes incríveis de pontuação na Inglaterra, como por exemplo naqueles primeiros anos o Liverpool e o Everton chegando aos 90 pontos e, mais recentemente, o Manchester City batendo a marca de 100 pontos, além da bizarra corrida da temporada 2018/2019 onde novamente os Reds e os Citizens disputaram, com os azuis terminando com 98 pontos contra 97 do time de Anfield. 


No Brasil, o Brasileirão de 1995 foi o primeiro torneio nacional onde entraram em vigor os três pontos para vitórias sem contar coisas como vitórias nos pênaltis ou algo do tipo. Em 1987 a pontuação tripla também existiu, mas os jogos empatados iam para as penalidades e o time que triunfava nas cobranças fazia dois pontos. Desde então, o recorde absoluto de pontos foi do Cruzeiro em 2003, com 100 pontos em 46 jogos disputados. Com 38 jogos, a maior marca veio do histórico Flamengo de Jorge Jesus, que marcou 90 pontos em 2019, fazendo 16 pontos a mais que o Santos, que terminou com 74.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações