Brasil não faz bom jogo em Porto Alegre, mas bate o Equador pelas Eliminatórias

Por Ricardo Pilotto
Foto: divulgação Conmebol

Gabriel Barbosa teve chance como titular, mas não fez uma boa apresentação

Na noite desta sexta-feira, dia 4, no Beira-Rio, em Porto Alegre, o Brasil recebeu o Equador em partida válida pela 7ª rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo que será realizada no Qatar em 2022. O resultado foi de 2 a 0 para a Seleção Brasileira sobre os equatorianos e com isso, se isolou para a liderança, abrindo 4 pontos em relação a Argentina na tabela de classificação.

Vale lembrar que as rodadas que seriam realizadas na Data Fifa do mês de novembro de 2020 foram canceladas por conta do sério agravamento da pandemia de Coronavírus no continente sul americano, e ainda não foram reagendadas. Nela, o Brasil enfrentaria a Colômbia fora de casa no dia 26 e receberia a Argentina quatro dias depois.

No último jogo válido pelas Eliminatórias, a Amarelinha foi a Montevideo para enfrentar o Uruguai e venceu a Celeste pelo placar de 2 a 0, com gols de Arthur e Richarlison. Já os equatorianos, jogaram em Quito e aplicaram uma goleada por 6 a 1 sobre a Colômbia.

Nos minutos iniciais, o jogo começou muito equilibrado. A seleção equatoriana tentou surpreender o Brasil pressionando as saídas de bola e para tirar proveito disso, a Amarelinha começou a apostar mais em bolas esticadas, fazendo ligações rápidas da defesa para o ataque. Foi assim, que a seleção brasileira chegou pela primeira vez com mais perigo ao gol adversário. Danilo foi lançado pelo lado direito, foi para o fundo para fazer o cruzamento para o meio da área procurando Neymar, que subiu para cabecear, mas o zagueiro Arreaga se antecipou ao camisa 10 e afastou o perigo. A equipe anfitriã se manteve no campo de ataque para buscar o primeiro gol da partida e criou chances, mas a defesa visitante se encontrava bem postada. Aos 19 minutos, através de uma jogada de bola parada, Neymar cobra falta do lado esquerdo de ataque, Richarlison aproveita o levantamento e consegue desviar a bola de cabeça, mas Domínguez conseguiu evitar o tento brasileiro com uma defesa em dois tempos.

Em mais um avanço do setor ofensivo brasileiro, Gabriel recebeu bom lançamento de Richarlison pela direita, trás a bola para a perna esquerda e chutou cruzado, mas Domínguez saiu fechando o ângulo e salvou a seleção visitante. Na marca dos 25 minutos, o Brasil chegou mais uma vez a meta do Equador com jogada de bola parada. Neymar fez o levantamento, o goleiro equatoriano acabou saindo mal e Arboleda também não conseguiu afastar o perigo por completo. Na sobra, a bola cai mais uma vez nos pés de Gabriel, que ajeitou a bola para calibrar o chute, mas o camisa 9 do Flamengo acabou furando e desperdiçando outra grande oportunidade de gol do Brasil. Já na reta final da primeira etapa, a equipe visitante tentou sair um pouco mais para o jogo, mas como consequência deixou espaços para os brasileiros. 

Aos 41 minutos, o Brasil chegou novamente e acabou fazendo o primeiro gol do jogo, mas acabou sendo anulado. Após boa troca de passes, Neymar fez um lançamento para Danilo pela direita, o lateral avançou e cruzou rasteiro para o meio da área. O Gabriel Barbosa invade a área e livre de marcação, desvia de primeira para o fundo das redes, mas o tento brasileiro foi invalidado por impedimento do camisa 21. Antes do fim do primeiro, o camisa 10 da Amarelinha ainda exigiria uma boa defesa do goleiro equatoriano. O atleta do Paris Saint-Germain aproveitou belo corta luz de Casemiro, dominou a bola pela intermediária e chutou forte, mas o guarda redes Domínguez interferiu na última oportunidade do Brasil na primeira etapa. Aos 47 minutos, o árbitro encerrou o primeiro tempo com o placar de 0 a 0 entre Brasil e Equador.

Na volta para a etapa complementar, ambas as seleções voltaram com as mesmas propostas de jogo adotadas na primeira metade do confronto. O Brasil manteve a postura ofensiva, enquanto o Equador manteve a proposta de esperar os anfitriões no seu acampo defensivo e continuar apostar nos contra ataque em velocidade. Nos seis primeiros minutos, a Seleção Brasileira reclamou de duas penalidades máximas, sendo elas em um lance envolvendo Neymar e outra com Richarlison, mas o árbitro nada marcou e o VAR também não interferiu sugerindo revisão em nenhuma das duas oportunidades. A primeira chegada mais perigosa dos equatorianos foi através da bola parada aos 12 minutos. Em cobrança de escanteio vinda do lado direito, Méndez aproveitou a sobra, chutou e a bola ainda ficou com Ángelo Preciado dentro da área. O camisa 17 da seleção visitante  levou a bola para o pé direito e finalizou, mas a bola acabou passando por cima do gol de Alisson.

Depois de pressionar e quase abrir o placar com Neymar aos 18 minutos, o Brasil conseguiu abrir o marcador no minuto seguinte. Paquetá pressionou a saída equatoriana, retomou a posse da bola e Neymar aproveitou. O camisa 10 levantou a cabeça e tocou para Richarlison na esquerda. O atacante teve tempo de dominar com a direita e chutar forte com a canhota para fazer o primeiro gol do jogo.  Mesmo com o tento, os brasileiros mantiveram o ritmo e quase ampliaram o marcador aos 25 minutos com Gabriel Jesus, que apareceu pela esquerda, fez uma boa jogada indo a linha de fundo, levou a bola para a perna direita e chutou forte, mas acabou parando mais uma vez no arqueiro equatoriano. Um minuto depois, Gabriel Jesus apareceu mais uma vez, protegendo a bola pela direita, dando bom passe em profundidade para Gabriel Barbosa. Já na grande área, ajeitou o corpo e finalizou com a perna esquerda e  exigiu mais uma boa defesa de Domínguez com os pés. 


Na marca dos 29 minutos, o atacante flamenguista ainda perderia mais uma grande chance de ampliar o placar apara a seleção brasileira. Neymar conseguiu avançar e velocidade pelo lado direito no contra ataque, tocou para o meio encontrando Richarlison. O camisa 7 domina tirando do goleiro, mas acabou adiantando demais a bola e acaba saindo da área. Sem ângulo, o atacante fez bom cruzamento da linha de fundo e Gabriel Barbosa conseguiu cabecear, mas mandou à direita do gol equatoriano. Após algum tempo de pressão, o Brasil conseguiu chegar novamente com mais perigo aos 43 minutos, através pênalti marcado após revisão ao VAR. Na cobrança, Neymar acabou não convertendo, mas a penalidade teve que ser repetida por causa de adiantamento do goleiro apontado pelo assistente de vídeo. Na segunda oportunidade, o camisa 10 da seleção brasileira e do Paris Saint-Germain deslocou o goleiro e ampliou o placar para o Brasil. Os equatorianos foram ao ataque para tentar diminuir o placar, mas na marca do 52 minutos, o árbitro apitou o final de jogo com o marcador apontando uma vitória por 2 a 0 do Brasil sobre o Equador.

Na próxima partida, rodada que antecede a Copa América, a Seleção Brasileira irá ao estádio Defensores del Chaco para enfrentar o Paraguai na próxima terça-feira, às 21h 30. Já o Equador, voltará a jogar no estádio Rodrigo Paz Delgado, na capital nacional, para jogar diante do Peru também na terça-feira, às 18 horas.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações