A passagem de Humberto Tozzi pela Lazio

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Tozzi foi um coadjuvante de luxo na Lazio

Há pouco menos de 41 anos, o mundo do futebol perdia o atacante fluminense Humberto Tozzi, ídolo da torcida do Palmeiras, dono de uma das maiores médias de gols da história do gigante palestrino, com absurdos 127 gols em 138 jogos. Seu desempenho espetacular no Verdão chamou a atenção do futebol italiano numa época onde não era tão comum o êxodo América do Sul-Europa, indo jogar na Lazio.

Tozzi chegou a capital italiana em 1956, trazido como esperança de gols do Palmeiras, numa época não muito frutífera para os Laziales. Chegou sendo um jogador veloz e fazedor de gols, mas a Itália também oferecia tentações noturnas que não foram ignoradas pelo Brasileiro. Sua primeira temporada demorou à ser frutífera em gols, mas eles vieram depois de algum tempo.

No biênio 1957/1958, viveu seus melhores momentos vestindo a camisa laziale. Na Copa Itália, particularmente, foi decisivo para a conquista do título, marcando 11 gols ao longo da competição e terminando na artilharia. Foi a primeira taça conquistada pelas Áquiles, que tinha já quase 60 anos de existência. Fez outros 7 gols na Série A. Marcou gols importantes contra a Roma e principalmente na semifinal contra a Juventus no título da copa.

Na temporada seguinte, fez sua temporada mais artilheira na Série A, marcando 14 gols ao longo da campanha laziale. Os Biancocelesti terminaram o campeonato na 11ª posição e fizeram 37 gols ao longo da campanha. Tozzi foi o artilheiro da equipe, mas pouco conseguiu fazer para ajudar a Lazio à alçar voos maiores ao longo da temporada, mesmo na Copa Itália.


Sua última temporada em Roma foi mais melancólica, onde não conseguiu mostrar um bom futebol. Marcou seu último gol ainda em 1959 e no ano seguinte jogou apenas 7 jogos antes de deixar o clube em fevereiro, optando por retornar ao Brasil, ao invés de ir para o Torino. Encerrou sua passagem na Lazio com 44 gols em 104 jogos, média muito aquém dos números produzidos no Brasil, porém deixou sua marca sendo essencial no primeiro título da história deles

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações