A passagem de Jair Rosa Pinto pelo São Paulo

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Jair jogou pouco tempo no São Paulo

Neste dia 21 de março chegaria ao centenário um dos maiores jogadores do futebol brasileiro entre os anos 1940 e 1960, o atacante Jair Rosa Pinto. Apesar da idolatria vestindo o alviverde do Palmeiras, o carioca jogou por outros clubes paulistas e já no finalzinho de sua trajetória dentro dos gramados chegou ao São Paulo, em 1961.

Depois de viver o inicio da era de ouro do Santos FC e perder espaço para a incrível geração que começava a surgir na Vila Belmiro, Jair chegou ao Morumbi em 1961 para tentar reforçar o São Paulo na concorrência com o absurdo Santos de Pelé e com o Palmeiras que começava a ter sua academia de futebol. Era a grande esperança do Tricolor, apesar dos 40 anos de idade.

Conseguiu desenvolver bem seu futebol com a camisa são-paulina. Apesar de não chegar a conquistar nenhum título com a camisa tricolor, fez boas partidas, por mais que seus números não fossem exatamente empolgantes analisando sob a ótica de hoje. Foram, segundo o site do São Paulo, 31 jogos e dois gols vestindo a camisa do clube.

Acabou permanecendo no Morumbi até meados do ano seguinte, quando foi negociado e transferido para a Ponte Preta, clube pelo qual encerrou a carreira em 1963. Não conseguiu nenhuma grande conquista no Morumbi, chegando ao clube numa ingrata era onde a concorrência era muito pesada para os são-paulinos. Já demonstrava, é claro, sinais de queda física e técnica normais da idade.


Jair esteve entre nós até 2005, quando faleceu de embolia pulmonar após uma cirurgia. Uma curiosidade é que seu nome acabou por inspirar o batismo do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, cujo pai era palmeirense e fã de Jair da Rosa Pinto.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações