Lothar Matthäus - A lenda alemã e seu início no Borussia Mönchengladbach

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Lothar Matthäus marcou época no Borussia Mönchengladbach

Neste domingo, dia 21, Lothar Herbert Matthäus, um dos maiores jogadores da história do futebol alemão, completa 60 anos de idade. O craque iniciou a sua carreira no Borussia Mönchengladbach, na era mais vitoriosa do clube.

Após jogar futebol no time juvenil pelo FC Herzogenaurach, clube da região da Bavária, chegou na região da Renânia do Norte-Vestfália para jogar Gladbach no ano de 1979. Quando Matthäus chegou, o clube vivia a sua melhor fase no futebol alemão. Contando com jogadores como Jupp Heynckes e Günter Netzer, o clube alvinegro conquistou duas Copas da UEFA, cinco Bundesligas e chegou a ser vice campeão da Liga dos Campeões da Europa.

Nesta década em que o Borussia Mönchengladbach teve grande sucesso no futebol da Alemanha, uma grande rivalidade com o Bayern de Munique estava começando. Sob comando de Jupp Heynckes, que havia acabado de se aposentar como jogador e já era treinador do clube, Matthäus era um jovem de apenas 18 anos e já estava tomando conta do meio de campo da equipe dos Potros.

Em seu primeiro ano com a camisa do Gladbach, Lothar atuou em 41 jogos. Conseguiu fazer 6 gols. Um deles, foi na partida de ida da final da Copa da UEFA, contra o Eintracht Frankfurt, na temporada 1979-1980. Em ambas as partidas, Matthäus começou entre os titulares, mas não conseguiu impedir a vitória por 1 a 0 e o título do Eintracht, por conta do critério de gols marcados fora de casa que valia até na decisão da competição.

O craque alemão continuou sendo a principal peça da equipe do Borussia até seus últimos momentos com a camisa do clube. Até a temporada 1982-1983, o clube não conseguia terminar o campeonato acima da sétima posição. Os Potros só encerrariam o campeonato nacional na parte de cima da tabela ficando em 3º colocado na edição 1983-1984, quando Stuttgart, Hamburgo e Borussia Mönchengladbach terminaram empatados em pontos, fazendo o campeonato ser decidido pelo saldo de gols. Nesta temporada, o jogador havia marcado 11 gols.

Em uma partida na cidade de Mannheim, Jupp Heynckes tirou Matthäus do time porque o craque alemão havia anunciado que iria para a Bavária defender o Bayern de Munique no verão. Mas aos 25 minutos da segunda etapa, o Gladbach estava perdendo por 2 a 1 e o comandante Potro colocou Lothar na partida. O jovem de 23 anos de idade entrou e fez 2 gols, virando o jogo.


Antes da grande decisão da Deutch Pokal, o Borussia Mönchengladbach teria que passar pelo Werder Bremen na semifinal da copa nacional. Os Potros conseguiram avançar pra final para enfrentar o Bayern. A equipe alvinegra saiu na frente com gol de Frank Mill, que aproveitou a assistência de Lothar Matthäus, mas a equipe bávara empatou, faltando sete minutos para a partida ser encerrada. O craque abriu disputa de pênaltis, mas não conseguiu converter. Ao final das penalidades, o Borussia Mönchengladbach acabou perdendo por 7 a 6, ficando com o vice campeonato da DFB da temporada 1983-1984.

Matthäus jogou cinco temporadas pelo Borussia Mönchengladbach. Participou de 200 jogos com a camisa do time da Renânia do Norte-Vestfália e marcou 51 gols.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações