VAR falha em Vasco e Inter, jogo decisivo do Brasileirão

Foto:Max Peixoto / Estadão Conteúdo

A arbitragem de vídeo deixou Flávio Rodrigues na mão no gol do Inter

A tecnologia do Árbitro de Vídeo, mais conhecido como VAR, veio para auxiliar a arbitragem em lances decisivos, seja em gols onde a linha de impedimento é milimétrica, em pênaltis que os árbitros não conseguem ver, ou em agressões que merecem expulsão. No Brasil, a ferramenta vinha sendo muito criticada por falhas e pela demora em definições, mas neste domingo, dia 14, no confronto entre Inter e Vasco, decisivo tanto para o título quanto para o rebaixamento em São Januário, o VAR falhou.

O lance acontece no primeiro gol do Internacional na partida. Aos 9 minutos do primeiro tempo, Dourado desviou a bola para as redes após uma cobrança de falta colorada, em um lance onde havia dúvidas de impedimento, mas onde a arbitragem, em campo tomou a decisão de validar o gol. A partir daí, começaria a espera para a verificação do lance na sala do vídeo.

A polêmica aconteceu a partir daí. O lance acabou validado devido à uma falha do software, que estava descalibrado e portanto não conseguiu fazer a verificação das linhas usadas em todo e qualquer lance de impedimento, seja ajustado ou por distância grande. Segundo o repórter Edson Viana, que estava na transmissão do jogo pelo Premiere, a linha de impedimento estava descalibrada na hora do gol do Inter.

O lance causou revolta do lado vascaíno. O treinador Luxemburgo e parte da comissão técnica foram para cima do árbitro do jogo, Flávio Rodrigues. Neto Borges, lateral do time carioca, chegou a declarar que essa derrota pode "Ser colocada na conta deles". A arbitragem, porém, se envolveu em mais uma polêmica no segundo tempo, quando houveram muitas reclamações do lado gaúcho sobre um pênalti marcado para o Vasco e confirmado posteriormente á ida ao monitor. Porém, Cano acabou desperdiçando a penalidade.


Houve outra polêmica também no jogo entre Corinthians e Flamengo no Maracanã, quando no momento do segundo gol flamenguista, validado pela arbitragem de vídeo após dúvidas sobre possível impedimento de Gabigol, num lance inicialmente anulado. A ferramenta, desta vez, não falhou, mas houve uma certa demora da divulgação da imagem das linhas pela televisão, o que causou questionamentos.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já declarou que só se posicionará sobre o ocorrido após o fim da rodada. Até o momento, não houve nenhuma declaração da entidade máxima do futebol brasileiro sobre a situação.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações