Sócrates e a Seleção Brasileira

Por Kauan Sousa
Foto: arquivo

Sócrates jogou duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira

Neste dia 19 de fevereiro de 2021, completa-se 67 anos do nascimento de Sócrates. Um dos maiores craques da década de 80, Magrão, como era conhecido, revelado pelo Botafogo de Ribeirão Preto e ídolo do Corinthians, ele teve passagem marcante na Seleção Brasileira.

Sócrates começou a sua carreira como jogador no Botafogo de Ribeirão Preto e ficou no clube até seus 24 anos, por conta do curso de medicina que conciliava com a sua carreira de atleta. Por isto, não saiu do Pantera. Em 1977, Sócrates, foi destaque no Campeonato Paulista e liderou a equipe, junto com Zé Mário, no título do Botafogo da taça Cidade de São Paulo.

Após boa passagem pelo clube do interior, Sócrates despertou o interesse do Corinthians, clube que ficou por seis anos, conquistou três títulos paulista e saiu como ídolo. O bom desempenho de Sócrates pelo Corinthians chamou a atenção do técnico da seleção Brasileira, Tele Santana. Em 17 de maio de 1979, o jogador estreou pelo Brasil, com goleada por 6 a 0 do Brasil contra o Paraguai.

Na Copa do Mundo de 1982, Sócrates foi uma das principais estrelas da seleção Brasileira que encantou o planeta, com um futebol vistoso. Capitão da equipe, ele, dividia o campo com nomes como Zico, Falcão, Cerezo, Casagrande. Mesmo sem sair com o título da competição, esse time marcou história. O Magrão fez dois gols no torneio.

Quatro anos depois, jogando pelo Flamengo, depois de uma passagem pela Fiorentina, Sócrates foi novamente convocado para defender o Brasil na Copa do Mundo, dessa vez no México. A seleção iniciou bem o torneio, com um gol do "doutor" na estreia, contra a Espanha, mas foi eliminada nas quartas de final, pela França, após empatar por 1 a 1 no tempo normal, e perdeu nos pênaltis, com Sócrates, perdendo uma das cobranças.


Na Seleção Brasileira, Sócrates jogou 63 vezes e marcou 25 gols. O jogador marcou história no Brasil com seu futebol de alto nível. Além de Botafogo(SP), clube em que iniciou e encerrou sua carreira e Corinthians, Sócrates, atuou no Flamengo, Fiorentina e Santos, encerrando a carreira no time que começou: o Botafogo de Ribeirão Preto.

O ex-jogador sofria com o uso abusivo do álcool e de cigarro. Em 2011 foi internado algumas vezes, devido a uma hemorragia digestiva. No dia 4 de dezembro de 2011, Sócrates faleceu, por conta de falência múltipla dos órgãos. No dia de sua morte, o Corinthians, clube em que foi ídolo, conquistou o campeonato brasileiro daquele ano.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações