Luís Vinício - Pouco conhecido no Brasil, mas ídolo na Itália

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Luís Vinício fez muito sucesso pelo Lanerossi Vincenza

Brasileiros que fazem sucesso na Itália não são exatamente algo raro. Há diversos exemplos em várias décadas diferentes, desde nomes consagrados como Ronaldo, Sócrates e Dida até operários que fazem sucesso como Rafael Tolói. Nos anos 1960, um mineiro acabou tendo uma carreira discreta no Brasil, mas na Itália virou uma lenda. Trata-se de Luís Vinício, que completa 89 anos neste dia 28 de fevereiro.

Vinício iniciou sua trajetória como Luís Vinícius no Botafogo. Teve bons números a serviço do Glorioso, mas acabou negociado com o futebol italiano ainda na década de 1950, indo parar num pequeno Napoli. Por lá, rapidamente caiu nas graças dos torcedores devido a sua raça dentro de campo, aliada a vontade e boa técnica para marcar gols. Ganhou o apelido de "Lioni" (Leão). Ficou 5 anos no sul e marcou 69 gols em 152 jogos.

Em 1960, foi para o Bologna, que na época era uma das "forças" da Itália. Fez uma boa primeira temporada, garantindo inclusive o título da Copa Mitropa, mas perdeu espaço no ano seguinte, deixando então o Bologna para jogar no clube onde seria ídolo e um dos maiores, se não o maior, jogador da história da instituição, o Vincenza. Pelo Bologna, foram 17 gols em 69 jogos.

Seu desempenho pelo Lanerossi Vincenza foi simplesmente assustador. Na primeira temporada, não conseguiu fazer muito, mas a partir da segunda virou o craque do time e um dos maiores da Série A. Marcou naquele biênio de 1963/1964 um total de 16 gols, com seu time ficando em sexto lugar. Na temporada seguinte foram 11 gols. Na temporada 1965/1966, viveu seu melhor ano por muito, com 25 gols na Série A, terminando como artilheiro da competição e de quebra criando um recorde que só seria quebrado por Van Basten nos anos 1990 de mais gols numa edição de Série A. O Vincenza, mais uma vez, foi sexto colocado.


Seu desempenho chamou a atenção da Internazionale, que contratou o brasileiro. Porém, já com idade avançada, Vinício não conseguiu grande sucesso na Beneamata, marcando um gol em apenas 9 jogos. Retornou ao Vincenza, para o último ano de sua carreira, marcando 7 gols que ajudaram o Vincenza à evitar um rebaixamento. Pendurou as chuteiras com uma marca de 152 gols em 347 jogos na Bota.

Ainda se tornou treinador, passando por diversas equipes italianas ao longo de sua trajetória. Teve algumas passagens marcantes, como pelo Napoli, onde implantou uma espécie de futebol total à lá Laranja Mecânica nos anos 1970, sendo vice-campeão italiano e pela Lazio, onde também foi bem. Seu único título na beira do campo foi a Série C italiana pelo Brindisi Calcio. Encerrou a carreira na casamata no início dos anos 1990, pela Juve Stabia.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações