O centenário do Cruzeiro - Quando ainda se chamava Palestra Itália

Com informações do GE.com
Foto: arquivo

Time tricampeão mineiro

Em 02 de janeiro de 1921, na rua Tamoios, em Belo Horizonte, nascia a Societá Sportiva Palestra Itália. Chamado de Palestra Mineiro, tornou-se o clube da colônia italiana em Minas. A primeira sede foi nos arredores da Praça Sete. O Palestra usava uniforme verde e branco, posteriormente com detalhes em vermelho, em alusão à bandeira italiana, o que durou até a década de 1940.

O primeiro jogo da história foi vitória por 2 a 0 diante de um combinado do Villa Nova e do Palmeiras. Dois gols de Nani. O primeiro clássico contra quem se tornaria seu arquirrival – Atlético-MG – foi logo depois e também com vitória palestrina: 3 a 0, dois de Atílio e um de Nani.

Em dezembro de 1921, o clube recebeu o terreno no bairro Barro Preto – hoje o Parque Esportivo, em Belo Horizonte – para a construção do “estadinho”. As obras começaram em julho do ano seguinte. Também em 1922, o ainda Palestra disputou a primeira final da história, perdendo para o América-MG.

Em 1925, o Cruzeiro tem a primeira reforma do seu estatuto, que eliminou a restrição de o clube apenas ter italianos. Em 1926, o Palestra foi punido por seis meses por participar de um amistoso com o Caçavapense-SP, sem permissão da Liga mineira. No mesmo ano, o clube se junta a outros e forma a Associação Mineira de Esportes Terrestres e, com isso, é excluído da Liga Mineira. Nele, conquista o torneio de 1926, com uma goleada por 10 a 1. No ano seguinte, as duas associações se uniram. Também nesse ano ocorreria a maior goleada da história sofrida para o Atlético-MG: 9 a 2, pelo Campeonato da Cidade.

Em 1928, o Cruzeiro faz as primeiras contratações da história, entre eles o primeiro estrangeiro – Gutiérrez, um uruguaio. Matturio Fabbi passa a ser o primeiro treinador da história do Palestra. Até então, o time era escalado pelo capitão e pela diretoria de futebol.

No mesmo ano, o clube tem a maior goleada da sua história: 14 a 0 sobre o Alves Nogueira, pelo Campeonato da Cidade. Ninão marcou 10 gols e se tornou o jogador a fazer mais gols em uma única partida no futebol brasileiro e também o artilheiro com mais gols em uma edição estadual (43).


No mesmo ano, o Cruzeiro teve o primeiro título mineiro reconhecido pela FMF, após goleada por 6 a 1 sobre o Villa Nova, em jogo já disputado em 1929. Seria o primeiro do tricampeonato. Em 1929, o clube conquistou o título com 100% de aproveitamento em cima do rival Atlético-MG, após goleada por 5 a 2. O tri foi completado com outra campanha 100% e uma goleada por 8 a 0 sobre o Sete, no jogo que valeu o título.

Nestes primeiros 10 anos, surgiram os primeiros grandes jogadores da história do Cruzeiro, como o goleiro Geraldo, que atuou no clube desde a função até a década de 1940. A dupla da família Fantoni (os irmãos Niginho e Ninão, além do primo Nininho). O Cruzeiro também teve importantes artilheiros como Bengala e Carazzo, entre outros grandes jogadores da época.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações