As finais do Palmeiras na Copa Libertadores

Por Kauan Sousa
Foto: arquivo

O Palmeiras na final da Libertadores de 1961, contra o Peñarol

Na tarde do próximo sábado, dia 30, o Palmeiras disputará a sua quinta final da Libertadores da América. O time palmeirense vai em busca do segundo título, em jogo contra o Santos, no Maracanã. As outras aparições do Palmeiras na final da competição foram em 1961, 1968, 1999, ano em que foi campeão e 2000.

O ano de 1961 foi marcado pela presença de um clube brasileiro na final da Libertadores pela primeira vez, o Palmeiras enfrentou o uruguiao Peñarol, campeão do ano anterior. Na primeira partida, o time uruguaio venceu por 1 a 0 e na partida de volta as equipes ficaram no empate por 1 a 1, decretando assim o Peñarol bicampeão da América, contra um Palmeiras que contava com craques como o goleiro Valdir de Morais, Djalma Santos e Juninho Botelho.

Em 1968, em sua segunda final da Libertadores, após eliminar o Peñarol na semifinal, o Palmeiras perdeu o título para o Estudiantes da Argentina. No jogo de ida sendo disputado na Argentina, o time da casa venceu por 2 a 1, na volta a partida aconteceu no Pacaembu e o Palmeiras venceu por 3x1 com dois gols marcados por Tupãzinho e um por Rinaldo. Como a regra era diferente da atual, aconteceu uma nova partida de desempate em campo neutro, dessa vez o jogo foi no Uruguai e a equipe Argentina venceu por 2 a 0, tornando-se campeã daquela edição.

Campeão - Em 1999, após bater duas vezes na trave, enfim o Palmeiras foi campeão da Libertadores. Campeão da Copa do Brasil no ano anterior, o Palmeiras se classificou para disputar a competição. Comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, o alviverde passou da primeira fase como vice líder, atrás do seu rival Corinthians. Nas oitavas de final, eliminou o Vasco e nas quartas, eliminou o Corinthians, após cada um ter vencido uma partida por 2 a 0, levando assim a decisão para os pênaltis, com um destaque para o Goleiro Marcos. Na semifinal foi a vez de eliminar o River Plate da Argentina.

Na final o Verdão enfrentou o Deportivo Cali, da Colômbia. No jogo de ida os colombianos venceram por 1 a 0 e na volta o Palmeiras venceu por 2 a 1, assim levando a decisão para os pênaltis e sendo campeão. O time campeão tinha em seu elenco grandes nomes como Marcos, Roque Júnior, Júnior, Zinho, César Sampaio, Alex, Evair.


No ano seguinte, o Palmeiras voltou a disputar a final da Libertadores pela quarta vez. Em busca do bicampeonato, o alviverde passou da primeira fase na liderança de seu grupo, eliminou o Peñarol nas oitavas de final, em disputa de pênaltis, nas quartas de final deixou o Atlas do México pelo caminho e o Corinthians na semifinal, mais uma vez nos pênaltis. Na final o sonho do Bi, ficou pelo caminho após dois empates contra o Boca Juniors é uma derrota nos pênaltis, no estádio do Morumbi.

Agora, pela quinta vez na final, o Palmeiras buscando o segundo título da Libertadores, enfrentando o Santos, neste sábado, dia 30, às 17 horas, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em partida única. Em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação e, se insistir a igualdade, a definição do campeão será nas penalidades
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações