A passagem de Aloísio Chulapa pelo Saint-Étienne

Por Lucas Paes
Foto: Wikimedia

Aloísio passou duas temporadas no Saint Étienne

Apesar das brincadeiras envolvendo a cerveja, ou melhor, o danone, e todo o folclore criado em cima disso, o atacante Aloísio Chulapa, que está completando 46 anos neste dia 27 de janeiro, foi um bom jogador que teve passagens marcantes principalmente por São Paulo, onde é um ídolo da torcida e por Atlético Paranaense. Além do Brasil, o alagoano também passou pelo futebol francês, chegando lá pelo Saint-Étienne.

Aloísio chamou atenção dos franceses na passagem pelo Goiás. Acabou adquirido diretamente de um alviverde para outro, chegando com moral no tradicional time francês, na época o maior campeão do país. Chulapa chegava à um clube que tentava recuperar a hegemonia na França, que na época começaria a ser completamente dominada pelo Lyon, arquirrival dos Vert et Blanc.

Na primeira temporada pelo clube, chegou inclusive a vestir a braçadeira de capitão. Era um dos destaques do time, que conseguiu chegar apenas num sexto lugar na Ligue 1, passando longe de buscar o Mônaco e o PSG na luta pela conquista do campeonato. A equipe alviverde também não conseguiu ir longe na Copa da França. Os números foram até interessantes, com 29 jogos e 8 gols.

A segunda temporada dele na França não rendeu muito e acabou perdendo espaço, não conseguindo jogar tanto e atuando apenas 9 vezes naquele biênio com a camisa alviverde foram apenas nove jogos e dois gols, totalizando em duas temporadas 38 jogos e 10 gols com a camisa do Saint Étienne.


Curiosamente, ao fim da temporada 2000/2001, acabou despertando atenção de outro time francês, o Paris Saint Germain, que acabou o contratando para jogar ao lado de um tal de Ronaldinho Gaúcho. O alagoano acabou passando mais duas temporadas na França, saindo de lá para o futebol russo, por onde atuaria pelo Rubin Kazan.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações