Rivalidade no futebol: conheça alguns dos maiores clássicos do mundo

Foto: Pixabay

Emoção no estádio diante de grandes clássicos

Clássico é clássico e vice-versa. A famosa frase atribuída ao ex-jogador de futebol Jardel, que até hoje nega a autoria do jargão folclórico no futebol, não poderia resumir de maneira melhor a importância desses jogos. 

São partidas que param cidades, estados e até mesmo países. A rivalidade come solta e, em certas ocasiões, medidas extra de segurança precisam ser aplicadas para conter a emoção de alguns torcedores mais exaltados. 

Tem briga histórica em final de campeonato, rixa política e econômica que divide uma nação, clubes do mesmo país, localizados em continentes diferentes, que fazem um derby intercontinental de tirar o fôlego e muito mais. 

Quer saber de quem estamos falando? Então veja abaixo uma lista com alguns dos maiores clássicos do mundo. 

Liverpool x Manchester United 

A enorme rivalidade no futebol também faz parte da história dos supertorcedores ingleses e é claro que o país que inventou o esporte não poderia ficar de fora dessa lista. São diversos clássicos que dividem o país, mas o grande destaque fica por conta da batalha campal entre Liverpool e Manchester United. 

Conhecido como North West Derby, o clássico existe desde 1894 e envolve uma rixa que vai muito além do que apenas o esporte, já que as duas cidades, Manchester e Liverpool, também ficaram conhecidas por disputas comerciais no noroeste inglês.

Torcida do Liverpool

Fenerbahçe x Galatasaray 

Fenerbahçe e Galatasaray protagonizam um derby único e extremamente acirrado. Os dois clubes estão localizados na Turquia, na cidade de Istambul, mas ficam geograficamente separados pelo estreito de Bósforo: o Fenerbahçe pertence ao continente asiático e o Galatasaray ao europeu. 

A rivalidade entre as equipes é tamanha que o clássico fez com que o McDonald´s alterasse a sua fachada, que possui as mesmas cores do escudo do Galatasaray, no estabelecimento que fica a 100 metros do estádio do Fenerbahçe. 

Boca Juniors x River Plate 

Com uma tradição gigantesca no mundo da bola, a Argentina conta com aquele que, para muitos, é considerado como o maior clássico de futebol de todos os tempos: Boca Juniors x River Plate. 

A rivalidade envolve nada mais, nada menos, do que os dois clubes com o maior número de conquistas no campeonato nacional e também com as maiores torcidas do país. 

Para se ter uma ideia do que é um Boca x River, a partida decisiva da final da Copa Libertadores da América de 2018, disputada entre as duas equipes, aconteceu do outro lado do Oceano, no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. 

O motivo? Evitar o confronto entre os torcedores rivais na cidade de Buenos Aires. 

Barcelona x Real Madrid 

Um clássico que envolve assuntos políticos e econômicos. De um lado, a riqueza de uma grande capital europeia, representada pela camisa do Real Madrid. Do outro lado, o poder do povo catalão, com sua política separatista, simbolizado pelo Barcelona. 

Adicione ainda o fato de os dois clubes pertencerem à elite do futebol mundial, colecionando muitos dos títulos mais importantes do mundo. Pois bem, esse é o El Clasico, presente no topo do ranking de todas as listas que envolvem as maiores rivalidades futebolísticas do mundo. 

Palmeiras x Corinthians 

Existem diversos clássicos de tirar o fôlego no futebol brasileiro. No entanto, Palmeiras x Corinthians ganha um protagonismo especial no quesito repercussão e é considerado por muitos como o maior do Brasil. 

O derby paulista já decidiu Torneio Rio-São Paulo, Campeonato Brasileiro e Paulistão, estadual que ficou marcado na história após as famosas embaixadinhas de Edilson Capetinha causarem uma confusão generalizada nos gramados. 

O clássico que para o país também marcou duas edições da Copa Libertadores da América, torneio mais importante para os clubes sul-americanos. É muita rivalidade envolvida ao longo dos anos. 

Roma x Lazio 

Imagina se existisse um estádio de futebol que recebesse jogos de dois clubes rivais da mesma cidade, não seria uma loucura? Pois é exatamente isso o que acontece com o Estádio Olímpico, casa da Roma e também da Lazio. 

Os dois clubes dividem o mesmo campo, mas o “companheirismo” acaba por aí, já que o Derby Della Capitale é conhecido como um dos mais importantes, e cheio de rivalidade, da Itália.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações