Em 15 dias, futebol dá adeus aos maiores das Copas do Mundo dos anos 80

Foto: SGP

Paolo Rossi e Maradona: os dois grandes nomes das Copas da década de 80

O mundo do futebol vive uma quinzena de luto. No dia 25 de novembro, faleceu na Argentina Diego Armando Maradona, um dos maiores gênios do esporte. Já na madrugada italiana desta quinta-feira, dia 10, Paolo Rossi deixou este plano. Entre várias coincidências entre esses grandes jogadores da história, está a que eles foram os dois grandes nomes das Copas do Mundo dos anos 80.

A Copa do Mundo de 1982, realizada na Espanha, teve um grande nome: Paolo Rossi. Ele, assim como a Seleção Italiana, começou mal o torneio. Também, ele vinha de uma suspensão por estar envolvido no escândalo da loteria esportiva paralela, na qual o acusaram de estar envolvido.

Porém, a Itália, mesmo aos trancos e barrancos, passou pela primeira fase e depois deslanchou, vencendo a Argentina, de Maradona, por 2 a 1, na estreia pela segunda etapa do torneio. Depois, bateu o favorito Brasil, por 3 a 2, e foi nesse jogo que ele marcou presença, fazendo três gols. Em nossas terras, virou o "carrasco", mas na Itália passou a ser considerado heroi.

Na semifinal, contra a Polônia, marcou mais duas vezes, e na final fez o primeiro gol italiano, da vitória sobre a Alemanha por 3 a 1, que deu à Itália o terceiro título mundial. Os seis gols nos três últimos jogos da campanha deram a Paolo Rossi a artilharia da competição.

Na Copa do Mundo de 1986, realizada no México, Paolo Rossi esteve presente, mas quem brilhou foi Diego Armando Maradona. El Pibe de Oro só não fez chover nos campos mexicanos, tendo atuações fantásticas, sendo importante na conquista do título.

Maradona fez gols antológicos, dois deles contra a Inglaterra, nas quartas-de-final, sendo um de mão (la mano de Dios) e outro driblando o time todo inglês. Contra a Bélgica, na semifinal, também marcou tento similar, fazendo fila nos jogadores belgas.


Na final, contra a Alemanha, não balançou as redes no 3 a 2, mas deu o passe para o gol de Burruchaga, que decretou o título argentino, o segundo da história da Albiceleste. Realmente foi para ficar na história das Copas do Mundo.

Aliás, em Copas, os dois jogadores se enfrentaram. Em 1982, no dia 29 de junho, a Itália venceu a Argentina, na segunda fase, pelo placar de 2 a 1. Em 1986, as duas seleções se enfrentaram na primeira fase e empataram em 1 a 1. Maradona fez o gol argentino, mas Paolo Rossi, que estava no elenco, não entrou em campo naquela partida.

Agora, os dois jogadores já devem ter se encontrado em outro plano e junto com vários outros craques, devem estar batendo uma bola, que com certeza está sendo bem tratada. Foi assim que os dois grandes nomes das Copas do Mundo dos anos 80 nos deixaram.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações