Vou botar o Jabuca em campo!

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

O Jabuca já viveu tempos gloriosos

O dia 15 de novembro marca o aniversário de um tradicional clube do interior, ou melhor, do litoral do estado de São Paulo. O tradicional Jabaquara Atlético Clube, de Santos, foi fundado em 15 de novembro de 1914. Dono de uma rica história em seus tempos antigos, o Leão da Caneleira vive nos tempos atuais um período complicado, mas começa a sonhar com voos mais altos após classificar-se com tranquilidade na primeira fase do Paulista da Segunda Divisão. O Brasil, país continental e multicultural tem gírias que variam as vezes de cidade para cidade e uma que ficou famosa na dona do maior porto da América Latina é a expressão "Vou botar o Jabuca em campo".

Há um misto de razões para a expressão ter surgido. O Jabaquara foi fundado como Hespanha, obviamente por descendentes do país que ganhou a Copa do Mundo de 2010. Os imigrantes espanhóis tinham a fama de serem pessoas raçudas e lutadoras, porém com uma raiva bastante presente. Nas antigas, quando se dizia que alguém iria colocar o Jabuca em campo, era porque essa pessoa iria complicar as coisas, brigar por seus direitos e que tem uma paciência curta.

As razões são uma mistura entre os times históricos do Jabuca, que quando entravam em campo causavam problemas aos adversários e a luta do clube contra o descenso no Campeonato Paulista de 1951, quando diante de um regulamento que segundo os dirigentes do Leão era confuso, o rebaixamento na disputa diante do XV de Jaú, campeão da divisão de acesso, foi questionado no Conselho Nacional de Desportos (CND) e paralisou o Paulistão por 8 meses. 

Na época, o Jabaquara perdeu em Jaú por 5 a 0 e venceu em Santos por 2 a 0, forçando o terceiro jogo, disputado no Moisés Lucarelli. Ali, quando o XV fez o gol, os jogadores do Leão, que já estavam nervosos com uma possível arbitragem parcial, ficaram indignados, partindo pra cima do árbitro e causando três expulsões. Foi ai então que o time deixou o gramado e a luta foi para o campo jurídico, onde a alegação de que a FPF não havia registrado o regulamento do rebaixamento no CND venceu. 


Toda essa história criou também a expressão "Jabaquarada", que nada mais é do que uma virada de mesa. Porém, na baixada, botar o Jabuca em campo ficou com o significado de lutar pelos seus direitos, pelo que lhe é merecido. A fama lutadora do time da Caneleira já vinha de tempos antigos, desde a luta, ao lado de Santos e Portuguesa Santista contra um regulamento da FPF que só permitia times da capital no Paulistão, lá nos anos 1940. A gíria foi muito usada entre os anos 1950 e 1970, mas foi caindo no ostracismo e hoje não é tão ouvida quanto antes na cidade. 

Já o Jabaquara acabou rebaixado de novo poucos anos depois e hoje vive uma eterna luta para voltar aos dias de glória. A classificação para o mata-mata do Campeonato Paulista da Série B é um passo nesse rumo. Para que, quem sabe, o tradicional clube santista pare de viver apenas de lembranças do passado e de expressão não mais tanto usadas.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações