O centroavante Kita no Flamengo

Foto: arquivo

Kita atuando pelo Flamengo contra o Grêmio

Neste 3 de outubro de 2020, está completando cinco anos da morte de João Leithardt Neto, o ex-centroavante Kita. Marcado por ter sido um dos destaques no título da Inter de Limeira no Paulistão 1986, o goleador daquele certame, logo em seguida, acabou indo para o Flamengo, onde chegou a até marcar gols, mas não teve tanto sucesso.

Nascido em Passo Fundo, em 6 de janeiro de 1958, Kita apareceu para o grande cenário do futebol quando foi artilheiro do Gauchão de 1983, atuando pelo Juventude. Isto o fez ir para o Internacional de Porto Alegre, onde foi convocado para a Seleção Brasileira medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984. Porém, no Colorado, ele teve mais baixos do que altos e em 1986 foi cedido à Inter de Limeira, onde a carreira novamente decolou, sendo campeão estadual e artilheiro do certame.

Enquanto isso, precisando fazer caixa, o Flamengo vende o esforçado centroavante Chiquinho ao Benfica. O rubro-negro, no Estadual, resolve apostar no talentoso jovem Vinícius, jogador de boa técnica, mas algo lento. Vinícius alterna exibições razoáveis com atuações apagadas, e logo a diretoria enxerga na posição uma lacuna para o Brasileiro.

Assim, o Flamengo investe em Kita, artilheiro e Campeão Paulista pela surpreendente Internacional de Limeira. Kita, jogador grandalhão e trombador, dá seu recado logo na estreia, no Maracanã contra o Corinthians. Sob forte temporal, marca dois gols e, embora não evite a derrota da equipe (o adversário estreava outro atacante, Edmar, ex-Flamengo), Kita deixa ótima impressão.

O jogador vai marcando gols nas partidas seguintes, mas começa a encontrar problemas quando Bebeto, recuperado de lesão, retorna ao time. Lazaroni jamais consegue fazer a dupla funcionar e, com o emprego ameaçado, acaba barrando Kita.


O atacante ainda permanece para a temporada seguinte, recebe oportunidades esporádicas e participa da campanha do Tetracampeonato Brasileiro (marca dois gols importantíssimos nos 3 a 1 sobre o Coritiba, vitória que salva o cargo de Carlinhos). Ao final de 1987, é negociado de volta com a Inter de Limeira.

Pelo Flamengo, Kita fez 63 jogos e marcou 21 gols, média 0,33 tentos por partida. Depois, ainda defendeu Portuguesa, Grêmio, Atlético Paranaense, entre outros. Em 2011 Kita foi internado na UTI do Hospital Prontoclínica, onde passou por uma cirurgia para reconstituição dos ligamentos do tornozelo esquerdo. Após a cirurgia, contraiu uma infecção posteriormente durante o período de recuperação. Como consequência, precisou ter o pé esquerdo amputado na altura da tíbia.

Em 2015 o jogador estava internado em um hospital de sua cidade natal e não resistiu a complicações decorrentes de diabetes e de um câncer, vindo a falecer em 3 de outubro.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações