A única conquista da La Liga do Sevilla

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

O time do Sevilla campeão espanhol na temporada 1945/1946

O Sevilla virou um time conhecido recentemente pelo seu absurdo desempenho nas decisões da Liga Europa. Maiores campeões da competição, os Rojiblancos possuem seis títulos da competição, os dois primeiros ainda na época da Copa da UEFA. Porém, muito antes de desbravarem o continente em busca de campanhas continentais históricas, os andaluzes ganharam sua única La Liga na temporada de 1945/1946.

Em idos tempos onde o Real Madrid não tinha se tornado o titã que é hoje e o Bilbao dividia com o Barcelona o posto de time mais forte do país, os Palangas eram comandados pelo treinador Ramón Encinas naquela temporada e contavam em seu elenco com nomes como a lenda Juan Arza, segundo maior artilheiro da história do clube e José Campos, artilheiro da equipe naquele ano. Outra lenda presente naquele elenco foi José Maria Busto, goleiro que é o sexto jogador com mais partidas na história da instituição.

Disputado na época por apenas 14 equipes, sendo então uma competição com apenas 26 jogos, aquela edição da La Liga teve seu futuro campeão estreando com uma vitória por 2 a 1 fora de casa contra o Hércules. A regularidade acabou sendo um trunfo daquele time, que passou os 9 primeiros jogos sem conhecer a derrota, vencendo cinco deles e empatando outros quatro. Se destacou naquele primeiro momento o triunfo por 4 a 2 sobre o Athletic Bilbao, um dos favoritos. 

O equilíbrio era marca daquele campeonato e a derrota para o Barcelona, em casa, no final do primeiro turno poderia botar tudo a perder. Outro resultado que colocou dúvidas sobre os sevillistas foi a goleada sofrida para o Celta de Vigo por 4 a 0, no começo de 1946, mas aos poucos a recuperação veio, apesar da briga pela liderança deixar o Sevilla constantemente fora do topo da tabela. Neste contexto o resultado mais importante veio na penúltima rodada, quando ao vencer o Oviedo por 3 a 0, os rojiblancos assumiram novamente a liderança da competição.


A rodada final reservou um confronto que era basicamente uma final contra o Barcelona, numa jornada final que até envolvia outros protagonistas na disputa. Diante de um Camp de Les Courts completamente lotado, em território inimigo, os rojiblancos pularam na frente logo aos 7 minutos com um gol de Araújo e nem o empate de Bravo foi capaz de mudar o destino do campeonato para o Barça. O título foi para o Sevilla. 

A conquista foi durante muito tempo isoladamente o título mais importante da história dos Palangas. O clube, campeão da Copa do Rei duas vezes antes da conquista do seu primeiro (e único) campeonato, viveu longo período de ostracismo, mesmo sendo presença constante na primeira divisão e passou a se reestruturar no começo dos anos 2000. Além do domínio na Liga Europa, faz boas campanhas na Liga Espanhola, mas o segundo título segue um sonho ainda, hoje já não tão distante. Enquanto ele não acontece, os heróis de 1946 seguem em seu posto isolado na história do clube.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações