Se Osmar Santos é o "Pai da matéria", Fiori Gigliotti é o "Avô da narração"

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Fiori Gigliotti é um dos maiores narradores da história do Brasil

O Brasil é um dos países que pode se gabar de ter narradores de futebol excelentes. No rádio, com nomes atuais como José Silvério, desde já uma lenda da narração, Nilson César, entre outros, até a televisão, que hoje tem nomes consagrados como Galvão Bueno, Cléber Machado e Luis Roberto até o monstro da nova geração Gustavo Villani. Neste dia 21 de setembro, que marca o dia do radialista, falaremos daquele que, se Osmar Santos é chamado de "Pai da matéria" seria o "Avô do gol": Fiori Gigliotti.

Fiori é criador de alguns dos maiores bordões da narração brasileira, frases como "Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo", "E o tempo passa torcida brasileira", entre outras. Fiori, nascido em 27 de setembro de 1928 em Barra Bonita, foi criado no interior paulista e começou a trabalhar em rádios já em 1947. Ali foi o começo de uma carreira que renderia várias condecorações e prêmios. A trajetória de um dos maiores, se não o maior narrador da história do rádio brasileiro. 

Apaixonado pelo Palmeiras, Fiori era, porém, um fã incondicional do Rei Pelé. Segundo o próprio declarou, o melhor jogo que viu na vida foi o 5 a 2 do Santos no Benfica, no Mundial de 1962. Esteve na cobertura de 10 Copas do Mundo no rádio, um recorde praticamente inquebrável e em 2005 recebeu seu último prêmio em vida, sendo homenageado pela Federação Paulista de Futebol, a FPF, quando recebeu a "Medalha da Ordem Nacional do Mérito Futebolístico". A praça em frente a sede da federação ainda recebeu seu nome. 

Fiori nos deixou em 2006, na véspera da abertura de uma Copa do Mundo, numa ironia do destino, marcando para sempre um legado eterno na história do rádio brasileiro e recebendo diversas justas homenagens. Confesso que o estilo de narração de Osmar Santos e José Silvério me marcaram mais durante a vida, principalmente de Silvério, porém Fiori sempre marcou minha vida como um dos nomes marcantes da narração brasileira, vai, no parágrafo seguinte, mais um dos muitos relatos que costumo colocar em artigos, talvez a história de quem é o maior responsável pela minha paixão pela narração esportiva, meu pai.


Quando eu era mais novo e jogava futebol de botão com o "coroa", ele seguia um hábito que segundo me conta tinha desde a infância: imitar narradores de futebol enquanto jogava, algo que despertou minha atenção desde muito novo para a narração esportiva. Fiori Gigliotti é talvez o nome preferido dele e um dos que ele mais imitava. Já cogitei por muito tempo ser narrador de futebol, mas infelizmente até o momento a vida não me permitiu tal feito e também preferi enveredar por outros caminhos. A paixão pelo ofício, porém, não diminuiu e em grande parte disso a história e depois o conhecimento sobre Fiori Gigliotti ajudou nessa sede de conhecimento e nas poucas tentativas de narrar jogos. Infelizmente acho que nunca tive o talento que, infelizmente também, meu pai preferiu não seguir.

Osmar Santos, do qual sou grande fã, é chamado de "Pai da matéria". José Silvério, outro do qual sou grande fã, é o "Pai do gol" Se Osmar e Silvério são os pais na família do rádio brasuca, então Fiori é o avô, devido a toda a revolução que causou no jornalismo esportivo no rádio. Se o Brasil é hoje o celeiro de bons narradores que estamos acostumados, muito se deve a Fiori Gigliotti, o primeiro nome da trinca sagrada que moldou a história dos locutores esportivos de rádio no país. Podem sim existir narradores melhores que Fiori, aliás eles provavelmente já existem, mas se temos hoje grandes narradores é porque um dia existiu Fiori, o revolucionário, o avô da narração esportiva no país.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações