O rolo-compressor faz mais uma vítima - O Bayern é campeão europeu

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/UEFA.com

Pelo segundo ano seguido, a Europa é vermelha, mas dessa vez é do Bayern

Poucos times conquistaram títulos de maneira tão marcante quanto a sexta taça do Bayern na Liga dos Campeões da temporada 2019/2020. Desde a chegada de Hansi Flick, os bávaros foram avassaladores na Alemanha e na Europa e com um desempenho absurdo após a volta dos campeonatos pós pandemia, o time de Munique é pela sexta-vez campeão europeu, após vencer o Paris Saint Germain por 1 a 0 no Estádio da Luz, neste já histórico domingo do dia 23 de agosto. Um título merecido que coroa uma campanha histórica e que coloca Lewandowski na rota do prêmio de melhor do mundo, ainda que sua atuação na final tenha sido muito apagada.

O jogo foi em sua maior parte nervoso e o PSG teve lá suas chances. Mbappe perdeu um gol cristalino na primeira etapa e o próprio "Adulto Ney" parou em Neuer, goleiraço do esquadrão alemão. A superioridade clara do Bayern não se mostrou tamanha no primeiro tempo, ainda que Lewandowski também tenha ficado a uma bola na trave de abrir o placar. As suas armas e a seu modo, o Paris tentava combater o time que simplesmente implodiu o Barcelona e passou com alguma tranquilidade pelo Lyon, ainda que os times franceses tenham se provado adversários muito mais complicados que o Barça. 

O segundo tempo, mais nervoso ainda, praticamente acabou quando Coman fez o gol que se anunciou como o do título. O francês jogou na base do PSG, mas se criou como jogador em outros lares. A partir daí, nem Neymar, nem Mbappe, nem ninguém foi capaz de sequer assustar muito o Bayern, que pareceu aguardar os minutos para celebrar pela sexta vez o título europeu, igualando o Liverpool e colocando gasolina na disputa pelo posto de segundo maior detentor de taças da Liga dos Campeões, já que o sete vezes campeão Milan parece muito distante de vencer outra.

A conquista do gigante alemão exalta acima de tudo o coletivo. Os bávaros são fortes no seu conjunto, que começa com um goleiro que já é um dos melhores da história do futebol, Manuel Neuer, que parece ter como hábito fazer defesas dificílimas parecerem lances triviais, passa pelo ótimo Davies na lateral, por uma zaga que apesar de ser o ponto mais fraco não comprometeu, por um meio de campo técnico e rápido com Thiago, Kimmich, Goretzka, Muller e lá na frente conta com um avassalador Lewandowski, o melhor do mundo em 2020, com um ótimo Perisic, com um ótimo Gnabry e com um bom Coman, que entrou para a história. Flick montou um conjunto difícil de ser batido e que entra desde já como favorito na próxima edição da Liga dos Campeões.


O Paris, que chegou a decisão pela primeira vez na história, tem de evitar uma possível destruição da equipe, pois está no caminho certo. Agora, caberá aos parisienses tentarem manter suas principais estrelas. Na questão de Neymar, nunca pareceu tão fácil evitar uma volta do brasuca ao Barcelona, já que hoje o PSG parece fornecer muito mais perspectivas que os catalães, que vivem momento destroçado e podem perder Messi, que poderia até pintar na cidade-luz, já que dinheiro para isso o time parisiense possui. Mbappe, jovem, é pretendido pelo mundo todo, mas também são poucos os clubes onde poderia se destacar mais que no Paris. A missão de manter um bom time é "facilitada" pelo pós-pandemia, que com certeza complicará grandes investimentos de concorrentes como o próprio Bayern, o Liverpool, Juventus, entre outros. No banco de reservas, o trabalho de Tuchel é elogiável e deve evoluir ainda.

Ficará, agora, acima de tudo para a história o conto do maravilhoso esquadrão alemão, imparável numa Liga dos Campeões que foi diferente, mas que dificilmente teria outro resultado mesmo em circunstâncias normais. O Bayern viu muito de seus concorrentes irem embora antes da hora, como Liverpool e Manchester City e teve pela frente um Paris que, apesar da vontade de vencer, não é ainda melhor que o incrível conjunto alemão. No fim das contas, com justiça, para a história, com enorme merecimento e sem muita surpresa, o Bayern de Munique é mais uma vez dono da Europa. Uma conquista justíssima, já que coroa o que é hoje o melhor time do mundo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações