As camisas de Alan Shearer

Por Lucas Paes


Shearer foi dentro de campo um dos melhores jogadores ingleses da história (Foto: Arquivo)

Alan Shearer é um dos maiores jogadores que a Inglaterra já formou em suas terras. O craque é até hoje dono de diversos recordes na Premier League, mesmo jogando por equipes menores em toda a sua carreira. Neste dia 13 de agosto, o ex-matador inglês completa 50 anos. Ele jogou em poucas equipes em sua carreira, mas marcou as torcidas de todas elas ao longo de sua trajetória.

Southampton

Shearer começou sua carreira no Southhampton 
(Foto: Divulgação/Southampton)



O começo da carreira de Shearer se deu no final dos anos 1980, no Southampton. Apesar de começar a jogar pelo clube em 1988, foi só no biênio 1990/1991 que Shearer começou a mostrar mais maturidade e seu talento natural para marcar gols. No biênio 1991/1992, último antes da criação da Premier League, foram 13 gols na antiga First Division. Seu futebol chamou a atenção de muitos clubes, incluindo o Manchester United, mas na época, o dinheiro de Jack Walker, dono do Blackburn, levou o atacante para o clube. Foram 43 gols em 158 jogos pelos Saints.

Blackburn Rovers

Foi pelo Blackburn que Shearer ganhou a Premier League
(Foto: Divulgação/Premier League)

No Blackburn, Shearer seria crucial na conquista do maior título da história do clube, quando os Rovers venceram a Premier League, sob o comando de Kenny Dalglish e no próprio Anfield Road numa emocionante última rodada. Nas quatro temporadas em que ficou nos azuis e brancos, marcou incríveis e absurdos 130 gols em 171 jogos. Acabou deixando o Blackburn para jogar pelo Newcastle, no ano de 1996, por absurdas, para a época, 15 milhões de libras. Recusou times como Barcelona e Juventus para permanecer na Inglaterra 

Newcastle United

 Shearer jogou por 10 anos no Newcastle
(Foto: PA)

Foi só já mais experiente que Shearer conseguiu jogar no clube de sua cidade natal. Chegou depois de fazer uma Eurocopa espetacular em 1996, levando a artilharia, entrando no time da competição e com um desempenho que lhe garantiu um terceiro lugar na Bola de Ouro de 1996. Permaneceu durante 10 anos nos Magpies, levando a equipe a bons desempenhos, mas sem conseguir nenhuma conquista. Apesar da seca de títulos, é ídolo absoluto dos torcedores devido a dedicação prestada ao clube e a liderança demonstrada dentro de campo. Ao fim da temporada 2005/2006, depois de 10 anos, 405 jogos e 206 gols, se aposentou do futebol profissional, recebendo um bonito tributo e fazendo um belo testemunho após um amistoso diante do Celtic, onde marcou um gol de pênalti, entrando apenas para cobrar a penalidade aos 47 do segundo tempo, depois de dar o pontapé inicial. É considerado por muitos como o maior ídolo da história do Newcastle.


Inglaterra

Shearer foi capitão do English Team
(Foto: Richard Sellers/Sportsphoto)

Shearer jogou desde a base até o profissional do English Team. Foi capitão da Seleção Inglesa durante algum tempo e também recordista de gols pelo time sub-21, onde conquistou o Torneio de Tolou em 1991. No total, pela seleção principal, foram 63 jogos e 30 gols. Somando com a sub-21 e com a Seleção B, jogou 75 vezes e marcou 43 gols. 


←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações