O título do acesso paulista da Esportiva Guaratinguetá em 1960

Foto: Arquivo Histórico

A equipe da Esportiva campeã em 1960

A primeira equipe e a que mais tempo disputou competições profissionais da Federação Paulista de Futebol da cidade de Guaratinguetá está completando 105 anos de fundação neste 9 de julho de 2020. A Associação Esportiva Guaratinguetá deu muitas alegrias aos seus torcedores, inclusive chegando a aprontar para cima dos grandes do futebol do estado. Porém, em 1960, aconteceu a sua maior glória: a conquista do título do acesso do Campeonato Paulista.

A Esportiva Guaratinguetá nasceu alvinegra e, com o tempo adotou as cores pela qual ficou conhecida: o branco e o vermelho. Estreou profissionalmente em 1954, na divisão que é hoje equivalente à Série A3. Ficou de fora no ano seguinte, mas voltou em 1956, já no segundo escalão do estado. Foram quatro temporadas de aprendizado até chegar ao ano da vitória.

Em 1960, o acesso paulista foi chamado de Primeira Divisão, já que a elite era denominada como Especial. A competição foi disputada no formato de pontos corridos, em turno e returno, e a Esportiva, logo de cara, mostrou que ia brigar pelo título.

A Esportiva chegou ao último jogo, no dia 30 de outubro, na liderança. O jogo era no antigo Estádio Benedito Meirelles. O time da casa deu as cartas e Tupi, Alcino, Marucci e Lucas duas vezes construíram a goleada que deu o título: 5 a 0 sobre o XV de Jaú e o acesso à divisão especial de São Paulo estava garantido.

A equipe de Guaratinguetá foi campeã com 28 pontos. Logo atrás vieram os times de Catanduva (que empatou na última rodada, em 0 a 0) e Batatais (que venceu o último jogo por 4 a 0), que terminaram empatadas na vice-liderança, com 27 pontos.

A Esportiva jogou a elite estadual por quatro anos. Neste período, o campeonato era disputado em pontos corridos e todas as 16 equipes entre si em turno e returno para definir o campeão, com apenas um time sendo rebaixado. A equipe chegou a aprontar, como, por exemplo, ter vencido o Santos de Pelé em duas oportunidades. Porém, em 1964, veio a queda e o time voltou para a divisão de acesso.


Entre segundo escalão do futebol do estado e licenças, a Esportiva ficou no acesso até 1988, quando caiu para a terceira. Em 1994, com a reformulação das divisões, foi para a quarta. Se licenciou em 1995 e quando voltou, em 1997, estava na quinta. Parou de vez com o futebol e hoje não tem departamento profissional.

A cidade viveu outros bons momentos no futebol. O Guaratinguetá foi semifinalista do Paulistão chegou na Série B do Brasileirão. Porém, outro título de uma equipe profissional no município aconteceu apenas em 2017, quando o Manthiqueira ganhou a Segunda Divisão, equivalente ao quarto escalão do futebol paulista, já no estádio novo da cidade, o Dario Rodrigues Leite.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações