1986 - O título Intercontinental do River Plate

Foto: arquivo

O River Plate no Estádio Olímpico de Tóquio: o Mundial da equipe

Nesta segunda-feira, dia 25 de maio de 2020, está completando 119 anos da fundação do Club Atlético River Plate, um dos maiores da Argentina. E uma das grandes glórias da equipe aconteceu em 1986, quando conquistou a Copa Intercontinental, o Mundial de Clubes da época, ao vencer o Steua Bucarest, por 1 a 0, gol de Antonio Alzamendi.

O dia 14 de dezembro de 1986 é muito lembrado para os torcedores do River, porque ‘Millo’ tocava no topo do mundo ao vencer o Steaua romeno. O autor daquela façanha, no Estádio Olímpico de Tóquio, foi Antonio Alzamendi e aquela equipe entrou na história grande da Argentina junto com Boca, Independiente e Racing, entre outros sul-americanos que já tinham conseguido nesse tempo.


O time argentino era dirigido pelo treinador Héctor ‘Bambino’ Veira, que teria um ano de sonho. Foi em 1986 que o River Plate venceu sua primeira Copa Libertadores, batendo o América de Cali na decisão. Isto credenciou os argentinos a irem ao Intercontinental para encarar o Steua Bucarest, que havia passado pelo Barcelona na decisão da Copa dos Campeões da Europa.

Os romenos não eram uma equipe cheia de craques, porém com seu jogo bem entrosado, complicaram a partida do conjunto argentino. A abertura do placar chegou aos 28’ minutos do primeiro tempo, com Alzamendi, de cabeça.


A equipe campeã foi formada por: Nery Pumpido; Jorge Gordillo, Nelson Gutiérrez, Oscar Ruggeri, Alejandro Montenegro; Héctor Enrique, Américo Gallego, Roque Alfaro (aos 68' minutos foi substituido por Daniel Sperandío); Norberto Alonso, Antonio Alzamendi e Juan Gilberto Funes.

O River Plate, até aquele momento, não se caracterizava por ganhar torneios internacionais. Era conhecido por sempre bater na trave. O Mundial nunca mais foi conquistado pela equipe, mas Libertadores foram mais três: 1996, 2015 e 2018.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações