As camisas de Alessandro Nesta

Por Lucas Paes


Completando 44 anos neste dia 19, Alessandro Nesta foi, enquanto jogador, um dos melhores zagueiros da sua geração no mundo. Dono de boa categoria e de excelentes qualidades defensivas, sabia também jogar de maneira mais ríspida quando necessário e é ídolo das torcidas de Lazio e Milan. Essas foram as camisas que o italiano vestiu em sua vitoriosa carreira.

LAZIO

Começou sua carreira na Lazio
(Foto: Interleaning)

Estando no clube desde criança, nascido em Roma, Nesta começou sua carreira vestindo o azul claro da Lazio em 1993. Foram 9 anos a serviço dos Biancocelesti, onde começou a jogar mais regularmente a partir da temporada 1995/1996. Nos 9 anos em que esteve na Lazio, jogou um total de 261 partidas e marcou 3 gols. Viveu talvez o periodo mais glorioso da história laziale, quando ganhou pelo clube duas Copas Itália, uma Recopa Européia, uma Supercopa da UEFA uma Supercopa da Itália além do últtimo Scudetto conquistado pela equipe romana, na temporada 1999/2000.

AC MILAN

Compilado de lances de Nesta pelo Milan

Foram outros 10 anos vestindo a camisa rubro-negra do Milan. Em Milão, Nesta se estabeleceu como dupla de zaga de Maldini e formou com a eterna lenda Rossonera uma das defesas mais sólidas que o planeta já teve o prazer de assistir. Foram 9 temporadas vestindo a camisa do Diavolo (quase não jogou na de 2008/2009 devido a uma grave lesão). Pelo Rossonero, foram 326 jogos e 10 gols. Só não ganhou a Copa da UEFA vestindo vermelho e preto. Todos os outros títulos que disputou, venceu ao menos uma vez.

MONTREAL IMPACT

Jogou duas temporadas na MLS (Foto: USA Today Sports)

Entre 2012 e 2013, vestiu a camisa do Montreal Impact, time canadense que joga a MLS e o Campeonato Canadense de futebol. Apesar de não conseguir muito sucesso na Major League Soccer, venceu o Campeonato Canadense com o Montreal, um torneio que na verdade era disputado por apenas 4 times. Disputrou 34 jogos pelo Impact.

CHENNAIYIN

Nesta também passou pelo futebol indiano
(Foto: Divulgação/ISL)

Após anunciar a aposentadoria na saída do Impact, em 2013, decidiu por voltar para jogar pelo Chennaiyin, da Indian SuperLeague, em 2014. Acabou jogando apenas três partidas com a camisa do clube da Índia, que acabou eliminado nas semifinais da competição. Ao fim de sua curta passagem, anunciou definitvamente a aposentadoria.

ITÁLIA

Teve sua carreira na Itália atrapalhada por algumas lesões
(Foto: Interleaning)

Obviamente, um jogador da categoria de Nesta esteve presente na seleção de seu país. Estreou pela Seleção Italiana em 1996, depois de passar pelas seleções de base. Ainda que atrapalhado em momentos por lesões na sua carreira vestindo a Azzurra, fez 78 jogos com a maglia nazionale. Resume-se a história no seguinte: foi campeão da Copa do Mundo de 2006. Mais nada precisa ser dito. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações