Inter campeão do Torneio Heleno Nunes de 1984

Por Victor de Andrade

O capitão Ademir levantando a taça do Torneio Heleno Nunes

Até os anos 90, o futebol brasileiro sempre teve competições que preenchesse o calendário para algumas equipes que já estavam fora das competições. Alguns destes torneios eram em caráter amistoso, organizado por um ou um grupo de clubes. Outros, eram realizados pelas federações estaduais ou até mesmo pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o que foi o caso do Torneio Heleno Nunes, realizado em 1984 e conquistado pelo Internacional.

Disputaram a competição dez clubes que não conseguiram a classificação no Campeonato Brasileiro daquele ano: Internacional, Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Guarani, São Paulo, Palmeiras, Santa Cruz e Sport. O regulamento era simples: entre abril e maio, as 10 equipes jogariam entre si, em turno único, no sistema de pontos corridos. O time que somasse mais pontos seria o campeão.

No jogo contra o São Paulo FC

O Internacional estreou no dia 15 de abril, quando foi derrotado pelo Bahia, fora de casa, por 2 a 1. Esta seria a única derrota do Colorado na competição. No segundo jogo, a equipe se recuperaria com vitórias sobre o Atlético Mineiro, fora, por 1 a 0, e São Paulo, em casa, por 2 a 1. As vitórias embalaram o Inter, que triunfou no seu quarto jogo, contra o Cruzeiro (1 a 0).

Depois de empatar com o Palmeiras, em 1 a 1, Guarani, 2 a 2, e Botafogo, 1 a 1, o título veio em uma sequência de duas vitórias, contra Sport (4 a 0, fora de casa) e Santa Cruz (2 a 1, no Beira Rio). Os resultados deixaram o Colorado dois pontos na frente do Bahia (13 a 11, ressaltando que a vitória valia apenas dois pontos).

O jogo do título contra o Santa Cruz

A taça de campeão foi entregue dias depois, quando o Internacional fez um amistoso contra o Independiente, que era o então campeão da Libertadores da América. Porém, o título deu outra conquista ao Inter: o time foi a base, com 11 convocados, da Seleção Brasileira que ganhou a medalha de prata no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.

O Internacional utilizou 22 jogadores para disputar o Torneio Heleno Nunes: Mano, Alves, Pinga, Aloisio, Beto, Ademir, Dunga, Fernando, Rubén Paz, Silvio, Paulo Santos, Kita, Silvinho, Luis Carlos Winck, Borracha, Beretta, Jair, Milton Cruz, Gilmar, Mauro Galvão, Andre´Luis e Mário Sérgio. Os goleadores do Internacional foram: Paulo Santos e Milton Cruz (ambos com 4 gols marcados). Kita, com 2 gols e Dunga, Rubén Paz, Jair Ademir e Silvinho marcaram 1 gol cada no certame.
←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

  1. Entao o Inter é campeão de uma Taça Brasil CBF, que corresponderia hoje numa Sulamericana em Relaçao à Libertadores e uma Copa do Brasil em relaçao ao Campeonato Brasileiro (Brasileirão)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, esse troféu H.N 1984 Seria equivalente a Seletiva Nacional 1999 e as copas dos campeões 2000 a 2002.

      Excluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações