segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Mauro Beting e Paulo Rogério lançam biografia sobre Fiori Gigliotti

Foto: divulgação

Paulo Rogério e Mauro Beting durante o lançamento do livro

Os jornalistas Mauro Beting e Paulo Rogério lançaram no dia 29 de outubro (terça-feira), no Museu do Futebol, o livro "Fiori Gigliotti: o locutor da torcida brasileira", em homenagem a um dos mais icônicos narradores do futebol brasileiro. Com prefácio de Milton Neves, o livro publicado pela Editora Onze Cultural pretende eternizar a memória do criador de alguns dos bordões mais famosos da rádio, como "abrem-se as cortinas e começa o espetáculo", "o tempo passa" e "crepúsculo do jogo".

Nascido em Barra Bonita em 1928 e falecido em São Paulo em 2006, Fiori Gigliotti era filho de imigrantes italianos e começou a trabalhar como locutor radiofônico em 1947. Passou pelas rádios Clube de Lins (São Paulo), Cultura de Araçatuba (São Paulo), Bandeirantes, Panamericana (atual Jovem Pan), Tupi e Record. Seu último trabalho era como comentarista na Rádio Capital de São Paulo. Ele cobriu dez copas do Mundo de Futebol ao longo da carreira. 

Os dourados anos de Bandeirantes, a tentativa de eleger-se deputado e o recomeço na Record são alguns assuntos abordados pelos autores. O início da carreira, os amores e as histórias de pescaria são ingredientes extras que certamente aproximarão os fãs do saudoso ídolo. Ao longo da vida, recebeu mais de duzentos títulos de cidadão honorário, principalmente pelo interior de São Paulo. 

Capa da publicação

Gigliotti morreu às vésperas da Copa do Mundo da Alemanha e recebeu homenagem de ninguém menos do que Galvão Bueno durante a transmissão da partida inicial da competição, Alemanha x Costa Rica. "Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo", disse Galvão no início do jogo. 

Sobre os autores - Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. 

Paulo Rogério, nascido em Santos, é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos em 1998. Desde 2018 é editor-chefe do Auto Aventura, que engloba diversas mídias, sendo a Revista Auto Aventura a principal delas. É autor de dois livros: "2002 – De meninos a heróis" (2014), que conta a história da conquista do Campeonato Brasileiro de 2002 pelo Santos; e "100 anos – Sou mais Briosa" (2017), livro oficial do centenário da Portuguesa Santista.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Facebook

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações