Os possíveis acertos e erros do VAR na Copa do Brasil

Por Lula Terras

Teste realizado na Arena Corinthians. Agora será para valer na Copa do Brasil
(foto: divulgação CBF)

Depois dos últimos testes realizados na Arena Corinthians e na Vila Belmiro, o Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) passa a fazer parte da rotina do futebol brasileiro, a partir desta quarta-feira, dia 1°, com sua utilização na Copa do Brasil. Conforme anunciou o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Correa, o recurso será utilizado em todos em os jogos desta nova fase. Serão utilizadas, entre 14 e 16 câmeras, por jogo, bem menos do que aconteceu durante a Copa do Mundo, quando foram utilizados entre 33 e 35 equipamentos. 

Nesta quarta e quinta-feira, acontecerão os jogos de ida, pelas quartas-de-final. Jogam na quarta-feira: às 19h30, Santos e Cruzeiro, na Vila Belmiro; às 21h45, em Porto Alegre, jogam Grêmio e Flamengo; no mesmo horário, em São Paulo, Corinthians e Chapecoense. Na quinta-feira, dia 2, às 19h15, o confronto entre Bahia e Palmeiras, no estádio da equipe baiana. Depois acontecem as partidas de volta, quando serão definidas as equipes semifinalistas. 

O sistema fez relativo sucesso durante a Copa do Mundo, na Rússia, mas, também deixou margens para colocar em dúvida o nível de acertos, mais pelos critérios adotados pela organização, que limitou a utilização do VAR, em apenas algumas situações de jogo. O VAR é utilizado para a verificação de irregularidades em lances de gol; identidade errada de jogador punido; erro claro na marcação ou não de um pênalti; e erro claro na expulsão ou não expulsão direta de um atleta. Neste caso não se inclui o segundo cartão amarelo. 

Apesar da CBF, que está trazendo a tecnologia garantir que os preparativos estão acontecendo durante meses, com cursos e testes, eu vejo com desconfiança, por entender que sua utilização deveria ser mais ampla e não como ocorreu na Rússia. Na oportunidade, muitos dos árbitros comentaristas davam como justificativa aos erros, justamente esta limitação de uso. Aguardemos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações