O Coalhada de Chico Anysio

Por Victor de Andrade

Coalhada com a camisa do Bangu. O personagem vestiu a camisa de diversas equipes

Talvez o maior gênio do humor brasileiro, Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, conhecido artisticamente como Chico Anysio, estaria completando, se estivesse vivo, 87 anos de idade neste 12 de abril. O grande artista sempre se envolveu com futebol, chegando a ser comentarista nas rádios Guanabara, Tupi e Globo, além de ter trabalhando em Copa do Mundo, na Rede Globo, ao lado de Pelé.

Porém, Chico Anysio sempre foi reverenciado por seus personagens. Famosos em seus programas, como o Chico City, Chico Anysio Show ou a Escolinha do Professor Raimundo, a grande maioria deles sempre caiu no gosto popular, chegando a repetir os seus bordões no cotidiano. Entre estas criações de Chico, uma delas ele tem um carinho especial, por ser justamente um jogador de futebol. Ele é o Coalhada!

Coalha, no centro, com Tarcísio Meira e Francisco Cuoco

Otávio Arlindo Antunes do Nascimento, o Coalhada, uma das mais de 200 criações de Chico Anysio, é um futebolista estrábico, de cabelos encaracolados, que já exibiu seu futebol em diversos clubes, com a ajuda de seu empresário, Bigode (Amândio Silva Filho). É caracterizado no estilo "Sócrates". Apesar de se achar um craque, é um perna-de-pau que vive se defendendo das críticas de torcedores e comentaristas esportivos.

Sua proximidade com os jogadores serviu para dar vida ao jogador Coalhada. Ele acabou despertando especial interesse, porque representava o número enorme de jogadores que não eram Pelé, Gerson, Nilton Santos, Tostão, Didi, Roberto Dinamite, Rai, bem sucedidos dentro e fora do campo e mais uma meia-dúzia que poderiam ser assim considerados.

O disco de histórias

Colhada era aquele boleirão que não perdia a pose, mesmo jogando em times pequenos. O personagem fez tanto sucesso que chegou a até lançar um disco, com suas melhores histórias, batendo bola com Osmar Santos. O personagem foi um sucesso!

Chico Anysio veio a falecer em 23 de março de 2012, por falência múltipla dos órgãos. Porém, sua obra é eterna e seus personagens ainda são reverenciados pelo povo e, claro, entre eles está Coalhada, o "craque perna-de-pau".
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações