Vai começar o Paulistão 2018

Clique no mapa para visualizá-lo em alta definição

Por Lucas Paes

Nesta quarta, dia 17 de janeiro, tem início mais uma edição do Campeonato Paulista de Futebol da Série A-1. Assim como em 2017, o número de participantes é de 16 times e o torneio segue o mesmo formato dos anos anteriores. São quatro grupos de quatro times (até 2016 eram cinco) onde todos jogam contra todos os clubes dos outros grupos, totalizando 12 partidas. Os dois melhores de cada grupo se classificam às quartas de final. O mata-mata será disputado esse ano em ida e volta nas três fases, fazendo com que os finalistas joguem 18 partidas, assim como foi na temporada passada. Os dois piores classificados no geral cairão para a Série A-2 de 2019.

O Troféu do Interior tem grande importância, pois o título dará vaga na Copa do Brasil. Ele será disputado pelos clubes que ficarem entre o nono e o 14º lugar, a não ser que um dos quatro grandes esteja entre estas posições. Os três melhores classificados que não fizerem parte de nenhuma divisão nacional terão vaga na Série D do Brasileirão de 2019.

GRUPO A
Corinthians - Bragantino - Ituano - Linense

CORINTHIANS

Corinthians disputou a Florida Cup na pré-temporada

Atual campeão, o Timão saiu de quarta força no Paulistão do ano passado para ser o único entre os quatro grandes campeão de alguma coisa, ganhando o Paulista e o Brasileiro. Ainda treinado por Carille, o Alvinegro do Parque São Jorge perdeu Jô, destaque do time no ano passado, alem de Arana e Pablo. Entre as contratações, destacam-se a chegada do zagueiro Henrique e do meia Matheus Vital. Sempre um dos favoritos, o Time do Povo ainda tenta trazer alguém para o comando do ataque, já que Henrique Dourado não vem. A ideia é tentar manter o bom funcionamento vindo do ano passado para buscar o bi-campeonato.

BRAGANTINO

Massa Bruta venceu o Guarani em jogo-treino
(foto: Rafael Moreira/CAB)

Vice-campeão da A2, o time da cidade da linguiça sofreu na Série C. O orçamento reduzido atrapalha o outrora incomodo clube de Bragança Paulista. O time de Marcelo Veiga terá como objetivo maior ficar na Série A1. Entre os destaques do Massa Bruta estão o lateral Diego Macedo e o atacante Léo Jaime, velho conhecido da torcida. A permanência na A1 já será uma missão cumprida para o Leão, que entra com metas pequenas no Paulistão.

ITUANO

Reforços da equipe para o Paulistão

O Galo de Itu é uma das equipes do interior mais conhecidas por incomodar os times grandes. Campeão em 2002 e em 2014, nesta em cima do Santos, o Ituano é o atual vencedor do Torneio do Interior e conta com reforços do time histórico do título para tentar surpreender de novo. Vagner, Leo, Marcelinho e Claudinho retornam a equipe, que deve brigar para ir ao mata-mata. 

LINENSE

Moacir Junior é o treinador do Linense para 2018

O Elefante ainda está fechando com alguns reforços. Com isso, a equipe de Moacir Júnior deve encontrar algumas dificuldades com relação à entrosamento. A ideia é tentar repetir a ida ao mata-mata do ano passado, mas o complicado grupo em que a equipe de Lins caiu pode complicar as coisas. Uma classificação para o torneio do interior e a consequente permanência na Série A1 já estarão de bom tamanho.

GRUPO B
São Paulo - Ponte Preta - Santo André - São Caetano

SÃO PAULO

Diego Souza é a novidade no Tricolor

O Tricolor do Morumbi perdeu Hernanes e Pratto, mas trouxe Diego Souza a preço de ouro e o goleiro Jean, ex-Bahia. O time de Dorival Júnior tenta quebrar um incômodo jejum de 12 anos sem conquistar o Paulistão e quem sabe dar um pontapé inicial numa temporada mais tranquila para os são-paulinos. Obviamente um dos favoritos, o Soberano ainda segue buscando reforços para o elenco, para quem sabe voltar a justificar o apelido usado nesta última década.

PONTE PRETA

Tiago Real foi apresentado pela Ponte Preta

A atual quinta força do estado, a Ponte vem de um infeliz rebaixamento que abalou o clube campineiro, depois de um bom estadual, onde foi vice-campeã. Sem grandes reforços de peso para 2018, a Macaca tenta mostrar no Paulistão que poderá também voltar a Série A do Brasileirão. Eduardo Baptista terá como desafio entrosar reforços como Thiago Real, meia com passagens por clubes como Joinville e Palmeiras. Contestado pela torcida, Aranha permanecerá no clube por enquanto. A Pioneira tentará ir de novo a fase final e quem sabe conquistar finalmente o primeiro estadual.

SANTO ANDRÉ

Domingos é um dos reforços do Santo André

Comandado por Sérgio Soares, o Ramalhão vem este ano para tentar melhorar a campanha mediana do ano passado. Contando com reforços como o do goleiro Neneca, velho conhecido do torcedor, o zagueiro Domingos e o volante Adriano Pagode, o Santo André sofre por estar em um grupo complicado, onde a classificação será bastante disputada. Apesar disso, a equipe vem fazendo boa preparação e tentará surpreender e tirar a vaga dos favoritos São Paulo e Ponte Preta.

SÃO CAETANO

São Caetano se prepara forte para o campeonato
(foto: Fabricio Cortinove/ADSC)

Forte equipe do ABC Paulista, campeão em 2004, o São Caetano volta à elite do Paulistão por ter vencido a A-2 no ano passado. O maior azar do Azulão é ter caído em uma chave tão forte. Boa parte do time do acesso foi mantido. Vieram reforços como Helton Leite, Luiz Daniel e Vinicius Kiss. A meta inicial é ficar na A-1, mas é possível sonhar com título do interior. Assim como no caso dos andreenses, a classificação ao mata-mata seria um feito heroico e histórico, mas os caetanistas tem talvez melhores condições de surpreender e irem às quartas.

GRUPO C
Palmeiras - Novorizontino - São Bento - Ferroviária

PALMEIRAS

Roger Machado é o treinador do Palmeiras

Time mais dinheiro de São Paulo hoje, graças à patrocinadora, o Verdão não cansa de esbanjar suas ótimas condições financeiras. Trazendo reforços como o meia Lucas Lima e os laterais Diego Barbosa e Marcos Rocha, os comandados de Roger Machado entram com enorme favoritismo para o Paulistão é para aspiraras competições que disputarão. Porém ano passado a ilusão de grandeza virou um duro tombo para os palmeirenses, que parecem ter aprendido a lição. 

NOVORIZONTINO

Campeão com o Ituano, Doriva quer repetir o feito com o Novorizontino

Outra vez no grupo do Verdão, o Tigre é um dos times do interior com maior investimento. Buscando classificar-se de novo ao mata-mata, a diretoria disponibilizou ao treinador Doriva, campeão dirigindo o Ituano em 2014, vários reforços destacando-se os nomes de Fábio Ferreira e principalmente do folclórico Magno Alves, artilheiro por onde passou. É uma das mais prováveis pedras no sapato dos grandes e entra fortíssimo na briga pela vaga na fase final.

SÃO BENTO

Régis e Lucas Crispim: reforços do São Bento

O ano de 2018 tem tudo para ser espetacular para os sorocabanos. O Bentão vai jogar a Série B do Brasileirão e o Paulistão é a preparação para essa competição. Além da alta quantidade de jogos treinos, chegaram reforços como Gerley, Rodrigo Thiensen e Diogo Oliveira. O objetivo é brigar pela classificação ao mata-mata.

FERROVIÁRIA

Ferroviária venceu a Copa Paulista de 2017

Escapando por pouco do rebaixamento no ano passado, o título da Copa Paulista deu alguma tranquilidade para a Ferrinha. Sem grandes nomes reforçando a equipe, a meta de ficar na A-1 é facilitada pelo número baixo de rebaixados. O jogador mais conhecido do elenco é o meia Danilo Sacramento, remanescente do título da Copa Paulista. Um possível sonho de classificação é dificultado pela concorrência de São Bento e Novorizontino, equipes de maior investimento hoje.

GRUPO D
Santos - Botafogo - Mirassol - Red Bull Brasil

SANTOS

Jair Ventura é a grande novidade do Santos para o início da temporada

Passando por um complicado processo eleitoral, o Peixe perdeu jogadores como Lucas Lima, Ricardo Oliveira e vive luta na justiça com o lateral Zeca. Com Jair aventura como novo treinador, o Alvinegro Praiano trouxe apenas dois reforços: o lateral Romário e o atacante Eduardo Sasha. ainda são possibilidades as vindas de Robinho e Gabigol. A lentidão da chegada de reforços assusta a torcida santista, que já começará 2018 preocupada. Uma boa campanha no Paulistão é essencial para o trabalho de Jair e uma possível conquista estadual daria uma ótima tranquilidade para o resto do ano. 

BOTAFOGO

Botafogo apresentou uma série de reforços para a competição

Sempre forte, o Botafogo de Ribeirão Preto vive uma realidade diferente de boa parte das equipes do interior. Relativamente estabilizado na Série C do Brasileirão, a Pantera trouxe reforços como Danielzinho, destaque do Oeste na Série B, Peri e Diones. A meta do treinador Leo Condé é brigar pela vaga no mata-mata, mas o estadual também é uma preparação para a terceira divisão nacional. 

MIRASSOL

Conhecido pela torcida, Xuxa volta ao Mirassol

Outra equipe do interior de orçamento mais limitado, o Leão  contará com a volta do ídolo Gustavo Xuxa, talvez o maior jogador da história do Mirassol. Destacam-se alem de Xuxa nomes como Edson Silva e Suelinton. Alguns jogadores que disputaram a Copa São Paulo de Juniores também devem ser promovidos. O objetivo dos comandados de Moises Ergert será pelo menos a busca do título do interior, sendo importante também permanecer na primeira divisão do estadual.

RED BULL BRASIL

Éder Luiz reforça o Touro Vermelho

O Touro é um time que via de regra conta com muitos jogadores formados em casa no seu elenco. Este ano, os nomes de destaque são os atacantes Éder Luiz e Ricardo Bueno. Com uma estrutura ótima, talvez a melhor entre os times do interior, o Red Bull entra também para tentar chegar a segunda fase, num grupo em que a briga pelas vagas será bem interessante, já que até o Santos levanta dúvidas sobre seu desempenho.

Confira regulamento completo da competição aqui. E veja também a tabela do Paulistão aqui.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações