Musashi Mizushima – A inspiração para Oliver Tsubasa

Por Lucas Paes


Entre os anos 80 e 90, diversos jogadores japoneses tiveram passagens em clubes brasileiros, ainda que poucas delas foram de sucesso. Um dos casos que acabaria gerando uma consequência famosa foi o do meio-campista Musashi Mizushima, que passou pelo São Paulo, Lusa, São Bento e Santos aqui no Brasil.

O interessante sobre o japonês é que ele veio ainda garoto para os juvenis do São Paulo, onde terminou as categorias de base e se profissionalizou. Estando no clube entre 1984 e 1985, acabou apenas passando pelo Tricolor, já que sequer fez jogo oficial com a camisa são paulina. Depois, ainda no Brasil, passou por São Bento, Santos e Lusa.

São Paulo campeão paulista de 1985: Mizushuma é o terceiro sentado, ao lado de Müller

Porém, só o fato de estar em um time brasileiro (e vale lembrar que ele chegou primeiro que Kazuo Miura), fez com que Mizushima torna-se uma celebridade em sua terra natal. Um dos exemplos é que o jogador era o garoto propaganda da empresa de computação Panafacom e também da Mizuno.

Depois de passar pelo Brasil, Mizushima foi jogar em sua terra natal, jogando por Hitachi FC (Atual Kashiwa Reysol) e Yokohama Flugels. No Japão, é considerado um dos maiores jogadores da história do país e virou exemplo para crianças. Toda a repercussão de sua carreira acabou gerando uma consequência curiosa: ele virou inspiração de um anime muito famoso.

Oliver Tsubasa

Quando Yochi Taikashi criou o personagem Oliver Tsubasa, a inspiração foi em Musashi Mizushuma. No anime, forma tradicional de desenho vinda do Japão que se inspira nos mangás, Tsubasa tem uma história praticamente identica ao começo de Mizushima. Ele sai do Japão para jogar no São Paulo (que em algumas versões do anime tinha o nome de Brancos FC). A medida que a história avança, o personagem passa por diversos outros clubes como Barcelona e Flamengo.

O anime acabou ampliando a popularidade da seleção japonesa e do futebol nipônico. O São Paulo também ficou famoso no país, uma popularidade que só ampliou-se com os títulos mundiais de 1992 e 1993 e, se bem aproveitada, poderia ter rendido frutos enormes para o time do Morumbi. 

Uma das propagandas da Panafacom

O desenho Super Campeões teve enorme popularidade no Brasil. Foi um dos primeiros animes a fazer muito sucesso no país e tem um legado importante no que se refere a abertura do país para os desenhos e seriados japoneses.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações