Giulite Coutinho – Quem foi o homem que dá nome ao estádio do America

Por Lucas Paes

Giulite Coutinho na antiga sede da CBF, em 1980

Ontem, dia 19 de Setembro, o America Football Club, do Rio de Janeiro, completou 113 anos. Hoje, falaremos sobre o homem que dá nome ao estádio do Mequinha, Giulite Coutinho. Ex-presidente do clube e da CBF. 

Empresário do ramo imobiliário e torcedor fanático americano, Coutinho assumiu pela primeira vez a presidência do time em 1956, ficando até o ano seguinte. Mesmo quando esteve fora da diretoria, seguiu ajudando o clube no que podia. Voltaria anos depois, em 1970, ficando mais uma vez até o ano seguinte. 

Seria, porém, fora do America que ele faria sua maior realização como dirigente. Em 1980, ele virou presidente da recém criada CBF, que surgia para substituir a CBD. Giulite construiu o famoso CT da Granja Comari, feito para a que a Seleção Brasileira treinasse para a Copa do Mundo de 1982. Naquela copa, apesar da traumática eliminação para a Itália, ficou famoso o jogo bonito do time canarinho.

No America, a direita da foto

Giulite deixou a presidência da CBF em 1985. Ele tinha firmes convicções que gestões muito longas eram ineficientes. Se tornou forte crítico do enorme período em que Ricardo Teixeira esteve a frente da confederação, sendo um dos grandes opositores dele. 

Além do futebol, Coutinho esteve na presidência da antiga Associação Brasileira de Exportadores. Em 2009, após uma cirurgia na boca, ele faleceu devido a uma parada cardíaca, na sua própria casa, no Rio de Janeiro. Como homenagem ao dirigente, o America deu a Giulite o título de Presidente In Memoriam, após sua morte, além de de batizar seu estádio com seu nome.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Prezado,

    Escrevo em nome do portal de resultados esportivos Resultados.com e gostaria de discutir com você uma possível troca de links conosco. Nós estamos dispostos a incluir um link para o seu blog em resultados.com/sites-recomendados ou em livescores.info/pt/. Em contrapartida, o que pedimos é um link para o Resultados.com com o texto “Futebol ao vivo”. O que acha?

    Podemos também pensar em algo envolvendo nossas páginas de Facebook ou perfis de Twitter.

    Desde já, agradeço pela atenção.

    Resultados.com
    support@resultados.com

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações