Avaí - Campeão Brasileiro da Série C em 1998

A equipe do Avaí que conquistou o Brasileirão da Série C. Entrou para a história do clube

Um clube que atualmente figura entre as duas principais divisões do futebol do país e este ano está na Série A, o Avaí não viveu bons momentos nos anos 90. Porém, na segunda metade daquela década, a equipe de Florianópolis começou a se recuperar, conquistando o estadual em 1997 e, no ano seguinte, o seu título de âmbito nacional: a Série C.

O Avaí estava afastado da Série B há oito anos e entrou na primeira fase do terceiro estágio do futebol nacional em 1998 através do Grupo 11 , ao lado de Chapecoense, 15 de Campo Bom, Pelotas, Brasil de Pelotas e Tubarão. Vale lembrar que na época, a Série C era a última divisão do futebol brasileiro e a forma de disputa era um pouco parecida com a atual Série D.

Jogando bem e com pouca dificuldade, o Avaí foi passando por seus adversários e conseguiu liderar o Grupo 11, terminando-o com 19 pontos, sendo seis vitórias, um empate e três derrotas, marcando 22 e sofrendo 13 gols. Foi o saldo de gols que definiu os catarinenses como líderes, já que em pontos empataram com o Brasil de Pelotas. O 15 de Campo Bom foi o outro classificado da chave.

Na segunda fase, o Avaí teve pela frente o Caxias. No primeiro jogo, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, em 7 de outubro, o time da casa venceu por 3 a 2. Porém, na Ressacada, no dia 11 do mesmo mês, o triunfo por 2 a 0 fez o Avaí despachar o adversário.

Edição do Diário Catarinense

Aí veio a terceira fase e os catarinenses tiveram pela frente o Santo André. No primeiro jogo, em 18 de outubro, na Ressacada, a vitória de 4 a 0 fez com que o Avaí fosse tranquilo para o jogo de volta. No dia 24, o Leão da Ilha ainda conseguiu um empate em 1 a 1, no Bruno José Daniel, no ABC Paulista, e carimbou a vaga para a próxima etapa.

Na quarta fase, que definiria os quatro times que disputariam o quadrangular decisivo, o Avaí voltou a encarar o Brasil. No primeiro jogo, em Pelotas, no dia 1º de novembro, empate em 2 a 2. No jogo de volta, na Ressacada, dia 8, outro 2 a 2 e a disputa foi para as penalidades. Os catarinenses foram mais competentes e venceram por 4 a 2, se garantindo na etapa final.

Ao contrário do que acontece hoje, onde sobem quatro times, apenas duas equipes conseguiam o acesso nas divisões nacionais. Além do Avaí, São Caetano, Anapolina e Itabaiana estavam no quadrangular decisivo. A estreia do Leão da Ilha foi com uma vitória sobre o Azulão do ABC Paulista: 2 a 1.

Na segunda rodada, o Avaí conseguiu arrancar um empate em 3 a 3 contra a Anapolina, em Goiás. Depois, jogando em casa, o Leão da Ilha vacilou e apenas empatou contra o Itabaiana: 1 a 1. No jogo seguinte, novamente contra o Itabaiana, só que em Sergipe, os catarinenses vieram com a vitória por 2 a 1.

O jogo do acesso

O Avaí foi para a quinta rodada liderando o quadrangular com oito pontos, seguido por São Caetano, com cinco, e Itabaiana e Anapolina com três pontos. Um empate garantiria o Leão da Ilha na Série B e ele veio com um 0 a 0. Como o São Caetano foi derrotado pelo Itabaiana por 3 a 0, o Avaí precisava de mais um empate para ser campeão.

Porém, nem isso foi preciso. Jogando no Anacleto Campanella, o São Caetano derrotou os catarinenses por 1 a 0, garantindo também sua vaga na Série B do ano seguinte. Porém, o Itabaiana foi goleado pela Anapolina por 5 a 0 e este resultado garantiu o título para o Avaí, que foi dirigido por Roberto Cavalo.

Elenco: César Silva, Rudimar, Medeiros, Edinho, Cesar Souza, Cláudio, Fernando, Romero, Altair, Rogério Prateat, Weysler, Diego, Juliano, Tota, Marcelo, Adriano, Titi, Arthur, Jefferson Douglas, Luiz Fernando, Helton, Fantick, Carlinhos, Grizzo, Dão, Sandro Silva, Sérgio Araújo, Paulo César, Humberto, Silva, Pepe, Cleber, Serginho, Romero e Fábio Maia.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações