União São João - Campeão Brasileiro da Série B de 1996

Em pé: Marcelo Bezerra, Nilson, Odair, Mário, Marcelo Lopes, Lica, Lino, Beto Médici e Adinam.
Agachados: Souza, Célio Alcântara, Sairo, Ivonaldo, Reinaldo, Chiquinho, Borges, Veras e Paulo César. O elenco campeão da Série B em 1996

Quem diria que um time que hoje está licenciado das competições de futebol já tenha ganho um campeonato nacional há 20 anos. Pois é, o União São João, de Araras, do Interior de São Paulo, que atualmente está sem atividades no futebol, conquistou o Campeonato Brasileiro de 1996.

Conhecido como um grande celeiro de craques, tendo revelado nomes como Osias, Israel, Cláudio, Luan e, principalmente, Roberto Carlos, o União São João era um daqueles times temidos pelo interior, principalmente nos anos 90, que sempre aprontava com os grandes no Campeonato Paulista, principalmente com seus jovens jogadores.

A fama chegou também aos campeonatos nacionais e em 1988 veio o primeiro sucesso, com o título de campeão da Série C. Em 1993, veio o primeiro acesso para a principal divisão do Campeonato Brasileiro. No primeiro ano, um bom desempenho, mas em 1995 a equipe foi a lanterna e voltou para a Série B. O início de 1996 não foi tão bom para o clube de Araras, pois foi apenas o 12º entre 16 equipes do Paulistão.

O União usou bem o fator casa na competição

Ninguém esperava um grande desempenho no restante do ano, mas o sucesso daquele time ainda estava por vir e era no Campeonato Brasileiro da Série B. Na primeira fase, a equipe ficou no Grupo C, ao lado de XV de Piracicaba, Desportiva Cariacica, Americano de Campos e o Sergipe. Contando muito com o fator casa, o União fez 13 pontos em oito jogos e passou para a fase seguinte da competição.

Nas oitavas de final, o time de Araras encarou o Volta Redonda. Depois de um empate em 1 a 1 no primeiro jogo, uma vitória de 3 a 0 fez com que o União São João desse mais um passo importante no campeonato. Nas quartas, um adversário conhecido: o Mogi Mirim. Uma vitória de 1 a 0 para cada lado e na decisão pro pênaltis, o União levou a melhor e chegou ao quadrangular decisivo da competição.

Além da equipe de Araras, América de Natal, Náutico e Londrina brigavam pelo acesso à elite do futebol brasileiro e o título. E o União começou o quadrangular vencendo o Timbu por 2 a 1, em pleno Aflitos. O resultado já credenciou a equipe como uma das postulantes ao título e voltar à Série A.


O jogo do título

No segundo jogo, no Estádio Herminio Ometto, outra vitória: 3 a 1 contra o América. O União São João encerrou o primeiro turno do quadrangular decisivo com um empate em 1 a 1 contra o Londrina, no Paraná e a liderança consolidada.

Na parte final do quadrangular, o União venceu o Londrina, em casa, por 3 a 2, mas perdeu no jogo seguinte para o América, em Natal, por 2 a 1. No jogo decisivo, a equipe encarou o Náutico, no Estádio Herminio Ometto. O Timbu, com chances de acesso, deu trabalho ao mandante, que jogava com uma camisa comemorativa azul. Porém, o 1 a 1 colocou o União São João de volta à Série A e ainda com o título da competição. O empate ajudou o América, que mesmo perdendo do Londrina, conseguiu o acesso.

Uma pena que 1997 seria o último ano do União São João na primeira divisão nacional. Seguidas quedas e problemas financeiros fizeram com que a equipe de Araras se licenciasse do futebol profissional. Vamos torcer pela volta do União!
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações