Brasil x Argentina - Uma história recente em Eliminatórias


Kaká passando por Mascherano em 2009: o sexto jogo entre as duas seleções pelas Eliminatórias

Brasil e Argentina se enfrentam hoje pela segunda rodada do turno de volta das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo Rússia 2018. Apesar de envolver dois grandes rivais e ser um dos grandes clássicos do continente, ao lado de Argentina e Uruguai, o confronto envolvendo a Seleção Canarinho e a Albiceleste tem um histórico apenas recente.

É verdade que as duas equipes deveriam ter se enfrentado pelo Qualificatório para o Mundial de 1938, porém, a Argentina desistiu da competição e o Brasil foi para o torneio sem precisar jogar. Após isso, o encontro só foi acontecer pela primeira vez em 2000 e até aqui foram sete jogos, com três vitórias do Brasil, duas da Argentina e dois empates. Vamos aos jogos:

BRASIL 3 X 1 ARGENTINA
Morumbi - São Paulo - 26 de julho de 2000


A estreia do clássico entre Brasil e Argentina nas Eliminatórias aconteceu no Morumbi, no dia 26 de julho de 2000, em um dos jogos valendo vaga na Copa de 2002. Com show de Vampeta e Alex, o Brasil, dirigido por Vanderley Luxemburgo jogou bem e venceu por 3 a 1.


ARGENTINA 2 X 1 BRASIL
Monumental de Nuñez - Buenos Aires - 5 de setembro de 2001


No jogo de volta pelas Eliminatórias para a Copa de 2002, a Argentina liderava a classificação e o Brasil brigava para não ficar de fora do Mundial. O Time Canarinho abriu o placar com um gol contra de Ayala, depois de confusão na área da Albiceleste. Porém, na segunda etapa, Gallardo empatou e um outro gol contra, desta vez do zagueiro Cris, deu a vitória à Argentina.


BRASIL 3 X 1 ARGENTINA
Mineirão - Belo Horizonte - 2 de junho de 2004


Primeiro confronto entre as duas seleções por Eliminatórias no Mineirão, nesta válida para a Copa de 2006. No pré-jogo da Bandeirantes, Jorge Kajuru foi tirado do ar quando denunciava que usaram a entrada de deficientes no estádio para receber os convidados. Dentro de campo, show de Ronaldo: em três arrancadas, ele foi derrubado na área em todas elas e converteu as penalidades. Três gols do Fenômeno.


ARGENTINA 3 X 1 BRASIL
Monumental de Nuñez - Buenos Aires - 8 de junho de 2005


Neste jogo, válido pelas Eliminatórias da Copa de 2006, o time argentino fez um belíssimo primeiro tempo, não dando chances à equipe dirigida por Carlos Alberto Parreira. Crespo, aos 3' e 40', e Riquelme, aos 18', botaram a Albiceleste em vantagem. Roberto Carlos diminuiu no segundo tempo com um golaço de fora da área.


BRASIL 0 X 0 ARGENTINA
Mineirão - Belo Horizonte - 18 de junho de 2008


Com certeza o jogo mais insonso da história do confronto pelas Eliminatórias, desta vez, valendo pelo qualificatório da Copa de 2010. Tirando Messi, que ainda tentou algo e saiu aplaudido pela torcida brasileira quando foi substituído, a partida foi sofrível. O então treinador do Brasil, Dunga, chegou a ficar com a 'corda no pescoço' depois do resultado, mas conseguiu a recuperação nas rodadas seguintes.


ARGENTINA 1 X 3 BRASIL
Gigante de Arroyito - Rosário - 5 de setembro de 2009


A única vez, até agora, que o visitante ganhou o jogo e que a Argentina mandou o jogo fora de Buenos Aires. O time dirigido por Maradona caiu na armadilha que Dunga montou. A Seleção Brasileira abusou das suas duas maiores armas naquele momento: as jogadas aéreas, saindo os gols de Luizão e Luís Fabiano, ainda no primeiro tempo, e contra-ataques, com Kaká colocando velocidade e o centroavante na época do Sevilla marcando o seu segundo no jogo. A Argentina marcou com Dátolo, de fora da área.


ARGENTINA 1 X 1 BRASIL
Monumental de Nuñez - Buenos Aires - 13 de novembro de 2015


Jogo de ida das Eliminatórias para a Copa de 2018. Foi um jogo fraco, mas que as duas equipes mostraram muita vontade. Lavezzi abriu o marcador para a Albiceleste, ainda no primeiro tempo, mas Lucas Lima empatou na segunda etapa. Até então, as duas seleções estavam mal na competição, precisando da vitória.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações