CBF aumenta Série D de 2016 para 48 clubes

48 times disputarão o título da quarta escala do futebol nacional

A Confederação Brasileira de Futebol anunciou na tarde desta terça-feira, dia 15, que o Campeonato Brasileiro da Série D de 2016 passará a ser disputado por 48 clubes, ao contrário dos 40 das edições anteriores. De acordo com a divulgação da entidade que rege o futebol do país, a ação visa integrar cada vez mais clubes ao calendário anual das competições.

Para a distribuição das novas oito vagas, levou-se em consideração o Ranking Nacional das Federações de 2016. Com isso, a distribuição de vagas fica da seguinte forma:

4 - São Paulo;
3 - Rio de Janeiro e Minas Gerais;
2 - Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás,
Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pará;

1 - Mato Grosso, Maranhão, Paraíba, Distrito Federal, Amazonas, Sergipe, Acre, Piauí,
Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Tocantins, Amapá, Rondônia e Roraima.

Botafogo de Ribeirão Preto venceu a competição em 2015

Com a novidade, o sistema de disputa também será alterado. Ao invés dos oito grupos de cinco agremiações cada, agora são 12 chaves de quatro clubes cada, com jogos de ida e volta dentro do grupo. Classificam-se para a segunda fase os dois primeiros de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados, totalizando 32 clubes. A partir da segunda fase, a competição será disputada através do sistema mata-mata até a sua conclusão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações