Uruguai campeão 1930 - 85 anos

Argentinos e uruguaios entram no gramado do Centenario

Está completando hoje 85 anos da primeira final de Copa do Mundo: Uruguai 4 a 2 na Argentina, em jogo realizado no Estádio Centenario, em Montevidéu, capital uruguaia. O resultado garantiu o primeiro título mundial dos uruguaios, que na época já eram bicampeões olímpicos.

A partida entre as duas equipes era, provavelmente, o maior clássico do futebol mundial naquela época. A rivalidade era muito grande, já que os embates entre as duas seleções acontecia desde 1901. Só para se ter uma ideia, o primeiro jogo da Seleção Brasileira foi apenas em 1914!?!

Lance da partida

Para quem acha que o jogo foi fácil, se engana. A Argentina tinha perdido a final olímpica dois anos antes para a Celeste e queria a revanche. Além disso, apesar dos uruguaios serem maioria no Centenário, muitos argentinos enfrentaram algumas horas de barco pelo Rio da Prata e estiveram presentes na final.

Uma curiosidade: não havia uma bola oficial da Copa do Mundo e, na final, as duas equipes levaram suas bolas e houve discussão sobre qual delas iria usar. Ficou decidido que no primeiro tempo seria usada a bola dos argentinos e no segundo a uruguaia.

O Centenario, mesmo inacabado, estava lotado

O Uruguai saiu na frente, com Dorado, aos 12 minutos. Porém, acostumados com a ‘pelota’, os argentinos foram para cima e viraram com gols de Peucelle, aos 20, e Stábile, 18 minutos depois. Os albicelestes foram para o intervalo vencendo por 2 a 1.

No segundo tempo, com a ‘pelota’ uruguaia, a Celeste foi à forra! Cea, aos 13, Iriarte, 10 minutos depois, e Castro, no penúltimo minuto da partida, deram números finais ao jogo: 4 a 2 e o Uruguai sagrou-se campeão mundial. Uma grande festa tomou conta das ruas de Montevidéu e o resultado só comprovou o que muitos já afirmavam depois dos títulos olímpicos: a Celeste era, naquela época, o melhor time do mundo.

Uruguaios comemoram o título após o apito final

Ficha Técnica

Uruguai 4 x 2 Argentina
(1 x 2 - Primeiro Tempo)

Data: 30 de julho de 1930

Local: Estádio Centenário, Montevidéu - Uruguai

Árbitro: Jan Langenus (Bélgica)

Uruguai: Ballestero, Mascheroni, Nasazzi; Andrade, Fernández, Gestido; Dorado, Scarone, Castro, Cea e Iriarte - Técnico: Alberto Suppici

Argentina: Botasso, Della Torre, Paternoster; J.Evaristo, Monti, Arico Suárez; Peucelle, Varallo, Stábile, Ferreira e M. Evaristo - Técnico: Francisco Olazar

Público: 80.000

Gols: Primeiro Tempo - Dorado (12 minutos) | Peucelle (20) e Stábile (38). Segundo Tempo - Cea (13) | Iriarte (23) | Castro (44).

Compacto da partida
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações