Blatter renunciou. E agora?

Blatter saindo após anúncio da renúncia. Uma nova briga deve começar

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou hoje que está deixando a presidência da entidade máxima do futebol mundial, após o estouro da investigação do FBI em relação à corrupção existente na entidade. Vários dirigentes foram presos, inclusive o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, e Blatter era o grande alvo do órgão norte-americano. Agora, fica uma pergunta no ar: quais serão os próximos rumos do futebol?

É óbvio que o envolvimento dos Estados Unidos na investigação não é a toa. O país se interessou a se envolver no jogo do comando do futebol, esporte mais popular do mundo que os norte-americanos sempre deixaram de lado a até pouco tempo. Mas muita história ainda vai rolar.

A Uefa, entidade que comanda o futebol da Europa, sempre foi uma ferrenha opositora dos anos João Havelange/Joseph Blatter na Fifa. A verdade é que os europeus perderam muita força desde que o brasileiro Havelange chegou ao comando da entidade e Blatter, apesar de suíço, continuou com a linha da Havelange, abrindo portas para países sem tanta tradição no futebol. Tanto que a Fifa conta com mais membros do que muitas outras entidades, inclusive a ONU. Então, os europeus estão de olho na retomada do poder.

A cadeira de presidente está vazia

Estados Unidos e Europa tinham um inimigo em comum, mas há desavenças entre eles. Os norte-americanos até agora não aceitaram perderem a sede da Copa de 2022 para o Catar, que conta com o apoio do presidente da Uefa, o ex-jogador Michel Platini. Por isso, essa questão está longe de ser resolvida.

Algo que não pode ser descartado é a algum cartola asiático tentar chegar à presidência, como o príncipe jordaniano Ali, que perdeu a eleição para Blatter na semana passada. Um acordo entre asiáticos e africanos, dois dos maiores colégios eleitorais da Fifa, colocaria um candidato dessa união quase na cadeira de presidente.

A verdade é que o jogo de quem será o novo comandante da Fifa e qual o grupo que terá mais poder a partir de então só está começando. Veremos quem vai ganhar esta batalha.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações