Foto: Marcelo Gonçalves / FFC

Fábio com a homenagem entregue pela CBF
A CBF prestou homenagem nesta segunda-feira (20) ao goleiro Fábio, antes do clássico entre Vasco e Fluminense, pela marca de 1.391 partidas oficiais na carreira — número que o coloca como o atleta com mais jogos disputados na história do futebol mundial. O goleiro recebeu um troféu simbólico que faz referência a um episódio marcante de sua infância e também ao gesto que se tornou sua marca ao longo da carreira.
A peça entregue pela entidade recria a lembrança de quando Fábio, ainda criança em Nobres (MT), disputava uma final de futsal. Para a ocasião, seu pai, José Ramão, ex-jogador, cedeu um troféu que havia conquistado para ser utilizado como premiação no torneio do filho. O objeto, no entanto, era originalmente de um vice-campeonato, algo que só foi percebido quando a placa foi virada pelo treinador da época, conhecido como Neko. O time de Fábio venceu a decisão, e o troféu do pai acabou simbolicamente convertido em título.
A homenagem entregue nesta segunda recria esse momento. O troféu tem como figura central uma mão com luva de goleiro e o dedo indicador apontado para o céu, gesto frequentemente repetido por Fábio após as partidas, associado à frase “A Deus toda glória”. Na base, uma placa presa por ímã traz, de um lado, o registro dos 1.391 jogos, marca atingida em 19 de agosto, e do outro, a reprodução da inscrição do antigo troféu do pai: “Ao vice-campeão 1ª Divisão Nobres – 15 de março de 1991”, da Liga Esportiva Nobrense.
A entrega foi feita pelo presidente da CBF, Samir Xaud, que destacou a trajetória do goleiro.“Hoje celebramos mais do que um recorde. Celebramos uma trajetória de fé, disciplina e amor ao futebol. O futebol brasileiro se orgulha de cada um dos seus 1.391 jogos.”
Com 43 anos, Fábio segue em atividade e é um dos principais nomes do elenco do Fluminense, mantendo longevidade e regularidade raras na posição.




0 comentários:
Postar um comentário