Foto: Reprodução / Federação Paranaense de Futebol / Youtube

Momento do fato
Nesta segunda-feira, dia 6, a Federação Paranaense de Futebol divulgou as súmulas dos jogos do final de semana, entre eles o Batel x Nacional, pela Taça FPF, que houve uma acusação de injúria racial. O árbitro da partida, Diego Ruan Pacondes da Silva, registrou o fato no documento.
"Relato que aos 42 minutos do 2° tempo de jogo, com o jogo paralisado, pois eu tinha marcado uma falta a favor da Equipe Guarapuava Batel F.C., o Sr. Paulo Vitor Roberto Silva de Oliveira, n°04 da equipe Nacional, em um momento de fúria, corre na direção do Sr. Diego Gustavo Rodrigues de Lima, °08, da equipe Guarapuava Batel F.C., e desfere um soco no seu rosto, que o deixa caído com o rosto todo ensanguentado. Vendo tal situação, foi chamada a equipe médica presente no campo de jogo para atender o atleta, havia muito sangue no rosto do jogador. Após isso fui informado pelo Atleta Sr. Paulo Vitor Roberto Silva de Oliveira, que o atleta atingido teria o chamado, de acordo com seu relato, de ?seu macaco?. Informo que nenhum integrante da equipe de arbitragem no campo de jogo viu e/ou ouviu tal fato. Em razão da comunicação, iniciei imediatamente o protocolo antirracismo, em sua primeira etapa, a qual consiste na paralisação do jogo, realização do gestual antirracista. Providenciei que o atendimento fosse realizado juntamente do médico presente, o jogador que estava sangrando foi retirado do campo de jogo pela ambulância presente no local, em seguida foi levado até o hospital. Diante do exposto apliquei cartão vermelho direto ao Sr. Paulo Vitor Roberto Silva de Oliveira, pela agressão ao seu adversário, após isso permaneci com a partida paralisada devido a ausência da ambulância no campo de jogo. 16 minutos após o início dos fatos narrados, com o retorno da ambulância, reiniciei a partida que continuou normalmente e não ocorreu mais nenhum incidente do suposto ato de racismo. A partida foi finalizada após o decorrer do tempo que ainda faltava de jogo e mais os 8 minutos de acréscimos. Informo que até o término desta súmula, não foi apresentado boletim de ocorrência a equipe de arbitragem, sobre o fato".
O caso - O jogo, no Estádio Waldomiro Gelinski,em Guarapuava, já estava nos 40 minutos do segundo tempo, com o time da casa vencendo por 1 a 0, gol de Vitão, aos 24' da etapa inicial. Depois de uma falta na área do Batel, o zagueiro PV, do Nacional, foi expulso por agressão contra Diego, do Batel. O atleta do Nacional teria reagido a uma injúria racial do adversário.

O árbitro da partida, Diego Ruan Pacondes da Silva, seguiu o protocolo global antirracismo da FIFA, com o gesto característico dos punhos cruzados. A partida ficou parada por cerca de 18 minutos. Depois, a bola rolou e o resultado permaneceu o mesmo.
Na manhã deste domingo, o Batel anunciou que Diego foi desligado do elenco.
Confira as imagens:
Imagens: Federação Paranaense de Futebol / Youtube
0 comentários:
Postar um comentário